Windows Lite: Microsoft dá pistas sobre novo sistema operacional

Microsoft lista oito bases de um "sistema operacional moderno" que seria fácil de atualizar e seguro por padrão

Felipe Ventura
• Atualizado há 3 anos e 1 mês
Mockup de como seria a interface do Windows Lite
Mockup de como seria a interface do Windows Lite (imagem por Windows Central)

A Microsoft usou seu blog oficial para detalhar as bases de um “sistema operacional moderno” sem mencionar o Windows 10: ele seria fácil de atualizar, seguro por padrão, compatível com toque e caneta, e adaptável para diferentes formatos de PC. Ela pode estar se referindo ao Windows Lite, pensado para concorrentes do Chromebook e para dispositivos com tela dupla.

Em um parágrafo enorme, a Microsoft lista oito itens que “fornecerão os elementos fundamentais para uma evolução do ecossistema de PC, e permitirão que os parceiros ofereçam experiências futuras mais centradas nas pessoas”. Ela não diz nem sugere em nenhum momento que o Windows 10 atende a esses requisitos.

Estas são as bases para um sistema operacional moderno, segundo a Microsoft:

  • atualizações feitas de maneira invisível em segundo plano, sem interrupções;
  • segurança por padrão, com o processamento separado dos aplicativos, e determinados componentes separados do sistema, a fim de proteger o usuário de ataques mal-intencionados;
  • suporte a conexões móveis 4G e 5G;
  • desempenho sustentado, com tudo pronto assim que o usuário pega o dispositivo;
  • experiências conectadas à nuvem;
  • inteligência artificial, para prever as ações do usuário e tornar os aplicativos mais inteligentes;
  • suporte a diversos tipos de entrada, incluindo teclado, mouse, caneta stylus, voz, toque e até o olhar;
  • agilidade em se adaptar a diferentes formatos e usos de um PC (alternar do modo laptop para tablet, por exemplo).

Windows Lite pode ser novo sistema da Microsoft

Como nota o Windows Central, a Microsoft provavelmente está se referindo ao Windows Lite. Rumores dizem que este será um concorrente direto do Chrome OS: ele viria com uma nova interface e estaria pronto para notebooks com duas telas — uma tendência forte na feira Computex deste ano.

Além disso, o Windows Lite deixaria de lado os componentes legados do sistema. Ele seria capaz de rodar apps universais (UWPs), webapps progressivos (PWAs) e programas Win32 tradicionais da Microsoft Store.

Fontes dizem ao Windows Central que a Microsoft deve revelar detalhes sobre o Windows Lite ainda este ano, possivelmente em outubro, se o cronograma interno de desenvolvimento não for alterado.

Com informações: Windows CentralThe Verge.

Leia | O que é um sistema operacional?

Relacionados

Escrito por

Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.