Microsoft levará jogos da Xbox para serviço de cloud gaming europeu

Dias depois de ter compra da Activision negada no Reino Unido por possível monopólio em cloud gaming, Microsoft anuncia contrato de 10 anos com Nware

Felipe Freitas
Por
Logotipo do Windows sobre logotipos da Microsoft
Windows e Microsoft (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Brad Smith, presidente da Microsoft, anunciou nesta sexta-feira (28) uma parceria de 10 anos com a Nware, serviço de cloud gaming fundado na Espanha. Com a parceria, os jogos para PCs produzidos pelo Xbox Studios estarão disponíveis na plataforma de jogos em nuvem. O acordo parece ser mais um esforço da Big Tech para ter a aquisição da Activision aprovado na União Europeia.

E o anúncio da parceria mostra isso. No tweet publicado por Brad Smith, a imagem com o informe do acordo cita que jogos da Activision estarão disponíveis assim que a compra da empresa for finalizada — isso que é confiança. Na última quarta-feira (28), o órgão regulador de mercado do Reino Unido vetou a aquisição por considerar que a compra prejudicaria a competição.

Com o não no Reino Unido e outros julgamentos previstos para as próximas semanas, a Microsoft tem que mostrar realmente está prezando pela competição justa com os seus rivais.

Microsoft faz mais uma parceria para liberar seus jogos por 10 anos

A parceria com a Nware, sediada em um país da União Europeia (EU), não foi a primeira anunciada pela Microsoft desde o anúncio da compra da Activision, divulgado em janeiro de 2022.

Em dezembro do ano passado, a Big Tech anunciou que a série Call of Duty será levada para os consoles da Nintendo. O acordo tem validade de 10 anos e começa a valer assim que a aquisição da Activision for aprovada. Na mesma época, Brad Smith se comprometeu a continuar o lançamento simultâneo de jogos da série para a Steam e Xbox.

Smith revelou que a mesma proposta foi feita para a PlayStation — que rejeitou a oferta.

Já em 2023, no mês de fevereiro, a Microsoft e a Nvidia anunciaram que jogos do Xbox estão disponíveis no GeForce Now, plataforma de streaming de jogos da fabricante de hardware. O acordo também tem duração de 10 anos.

GeForce Now (Imagem: Nvidia/Divulgação)
GeForce Now tem jogos do Xbox desde fevereiro de 2023 (Imagem: Nvidia/Divulgação)

Desde que os órgãos reguladores dos Estados Unidos (FTC), União Europeia (CE) e Reino Unido (CMA) iniciaram suas investigações para aprovar ou não a compra, a Microsoft começou a se mexer para rebater qualquer acusação de que a compra da Activision geraria monopólio ou competição desleal.

Logo no anúncio da aquisição, Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, declarou que a Activision continuaria operando de maneira independente. Isso somado a outros fatores não foram o suficiente para a CMA vetar a compra.

Com informações: Reuteurs e TechRadar

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Relacionados