Você talvez esteja acostumado com a interface do Office, que reúne diversos comandos no “ribbon”, mas ela pode ser intimidadora para quem está começando. Para quebrar essa barreira de entrada, a Microsoft vai simplificar a interface do Word, Excel, PowerPoint e Outlook.
“Os clientes amam o poder do Office, mas eles não precisam de todo recurso ao mesmo tempo”, explica Jared Spataro, da Microsoft. Por isso, a empresa prepara uma opção de ribbon simplificado.
Basicamente, a barra superior condensa opções semelhantes (como desfazer/refazer, recortar/copiar/colar) em apenas um botão; reduz o tamanho dos ícones; e guarda opções menos usadas em um menu secundário.
A Microsoft sabe que muitos usuários memorizam os comandos do Office, e que mudar ícones de lugar pode ser inconveniente. Por isso, ela deixa claro que “os usuários sempre poderão reverter para o ribbon clássico com um clique”.
Essa nova experiência será lançada inicialmente no Word Online a partir desta quarta-feira (13). Nas imagens abaixo, você pode comparar como ficam o ribbon tradicional e o simplificado:
Então, em julho, alguns usuários no programa Office Insider receberão o redesign no Outlook para Windows. A interface ficará assim:
O Office também está adotando o Fluent Design, com transições mais suaves e efeitos translúcidos em alguns botões. Além disso, os ícones foram atualizados com novas cores, para aumentar o contraste; e agora são renderizados como gráficos escaláveis para ficarem nítidos em qualquer tamanho de tela.
Este é um histórico dos ícones do Office:
Por fim, teremos uma nova experiência de busca no Office. Ao clicar na caixa de pesquisa, você terá recomendações oferecidas através de inteligência artificial, incluindo contatos e eventos futuros. Isso está disponível para clientes comerciais no Office.com, SharePoint Online e app do Outlook para smartphones.
A Microsoft promete monitorar o uso e o feedback de perto à medida que distribui essas mudanças, para não irritar quem já está acostumado com versões antigas do Office. O que você achou?
Com informações: Microsoft, TechCrunch.