Microsoft vai aposentar o Painel de Controle do Windows

Microsoft não deu uma data exata para descontinuar o Painel de Controle, mas pretende colocar o aplicativo Configurações de uma vez no lugar

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 4 dias
Painel de Controle no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Painel de Controle no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Faz tempo que a Microsoft vem tentando se livrar do Painel de Controle do Windows, sem ter êxito nessa missão. Mas essa história pode ter um desfecho em breve: uma nova página de suporte do sistema operacional afirma que “o Painel de Controle está em processo de descontinuação”.

No lugar do Painel de Controle entrará a área Configurações. Ela já existe, tanto no Windows 10 quanto no Windows 11. No entanto, o recurso Configurações ainda não conseguiu ser tão abrangente quanto o Painel de Controle no acesso às diversas opções de ajustes do sistema operacional.

Para evitar problemas, a Microsoft vem fazendo as duas ferramentas coexistirem. Isso tem um efeito inusitado: enquanto o aplicativo Configurações tem uma interface que condiz com o padrão visual do Windows 10 ou do Windows 11, o Painel Controle é praticamente o mesmo desde o Windows 7.

É como entrar em uma casa que foi reformada, mas descobrir que um dos cômodos ficou inalterado e, portanto, contrasta com os demais ambientes.

O Painel de Controle é um dos recursos mais antigos do sistema operacional da Microsoft. Ele foi introduzido no Windows 1.0 e se destaca por ter uma interface baseada em uma lista simplificada de recursos.

A solução óbvia consiste em migrar esses recursos para o app Configurações. Óbvia, mas complexa. Aparentemente, tem sido um desafio para a Microsoft criar categorias em quantidade suficiente e, na sequência, inserir as várias opções de ajustes do sistema operacional dentro delas, de modo coerente.

Aplicativo Configurações do Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Aplicativo Configurações do Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Painel de Controle em descontinuação

Embora não seja a primeira vez que a Microsoft indica que o Painel de Controle será descontinuado, parece que “agora vai”, como sinaliza o Neowin. A nova página de suporte da Microsoft diz o seguinte sobre o recurso:

O Painel de Controle está em processo de descontinuação em favor do aplicativo Configurações, que oferece uma experiência mais moderna e simplificada.

Dica: embora o Painel de Controle ainda exista por razões de compatibilidade e para fornecer acesso a algumas configurações ainda não migradas, você é incentivado a usar o aplicativo Configurações, sempre que possível.

Só não há uma data exata para isso acontecer. E não existe sinal de remoção do Painel de Controle no Windows 11 24H2, a próxima grande atualização do sistema operacional. Imagino, então, que isso poderá ocorrer no pacote de atualizações seguinte, o 25H1, supostamente a ser liberado em 2025.

Quanto ao Windows 10, o sistema terá seu suporte encerrado em outubro de 2025. É provável que o Painel de Controle seja descontinuado junto com essa versão, consequentemente.

O Painel de Controle não está sozinho nessa “aposentadoria”. O Paint 3D é outro recurso a ser encerrado em breve pela Microsoft.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.