Microsoft vai lançar novidades para consoles portáteis em 2025
Vice-presidente de divisão de inovação disse durante a CES 2025 que Windows pode receber melhorias para rodar em consoles handhelds
Vice-presidente de divisão de inovação disse durante a CES 2025 que Windows pode receber melhorias para rodar em consoles handhelds
A Microsoft vai trazer novidades para o mercado de consoles de mão em 2025. Quem confirmou isso foi Jason Ronald, vice-presidente de “Next Generation” da big tech — uma divisão voltada a novos produtos e inovação. Ronald disse durante uma mesa redonda na CES 2025 que a Microsoft vai melhorar a experiência dos handhelds combinando o melhor do Xbox e do Windows.
Os consoles portáteis do tipo PCs de mão, também chamados de consoles handhelds, ganharam mais espaço com o sucesso do Steam Deck — que usa o SteamOS 3, um sistema operacional baseado no Linux. A Asus e a Lenovo, com o ROG Ally e Legion Go, respectivamente, lançaram seus PCs de mão com Windows 11 rodando a interface dos consoles.
Em conversa com o The Verge, Ronald explicou que a Microsoft quer combinar a experiência do Xbox e do Windows para os consoles de mão. Ainda que o ROG Ally e Legion Go usem o Windows 11 e seja possível até baixar programas de PC, o sistema operacional da big tech não está otimizado para esse formato.
Ronald afirmou que parte da razão em combinar o sistema do Xbox com o Windows está no fato de que o primeiro foi desenvolvido para o console. Assim, seria necessário adaptar o sistema a um novo formato. Ao que parece, o raciocínio da Microsoft é juntar o que dá certo nos dois e ver o que vai dar.
Por outro lado, a big tech já meio que desenvolveu um sistema operacional para consoles de mão. Durante um hackaton interno, realizado em setembro de 2022, funcionários da Microsoft criaram um “modo handheld” do Windows para o Steam Deck.
Se passaram dois anos desde o hackaton. O projeto pode ter sido aprovado e ser a base desse sistema que une o Xbox e Windows nos consoles portáteis. Inclusive o pitch da proposta destaca a otimização da Game Bar e do aplicativo do Xbox.
A declaração de Ronald revela outra coisa nas entrelinhas: nada de Xbox portátil por enquanto. Nem um port ou melhoria do sistema do seu console para o Windows.
A diferença entre um handheld PC e o Nintendo Switch está praticamente no seu sistema operacional. O Switch usa um sistema fechado, sem espaço para customizá-lo (ignorando que existe desbloqueio). Já os PCs de mão, graças ao uso do SteamOS ou Windows, permitem a você usá-lo literalmente como um computador.
Isso parece uma pequena diferença, mas no Steam Deck, ROG Ally e Legion Go você pode baixar programas, bibliotecas de jogos (Steam, Epic, GOG, etc.) e até trocar o sistema operacional — mas a Valve não quer ver o Windows no seu handheld. Eles são realmente computadores feitos para carregar na mão.