Motorola ThinkPhone vai rodar Windows 365 da nuvem

Smartphone da Lenovo pode ser conectado a monitor, mouse e teclado para acessar Windows por streaming; aparelho também funciona como walkie-talkie no Teams

Giovanni Santa Rosa
Por
Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)
Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)

No começo do ano, a Lenovo lançou o ThinkPhone by Motorola, um smartphone voltado para o mercado corporativo. Agora, uma parceria com a Microsoft vai deixar o aparelho mais profissional. O celular terá acesso ao Windows 365 Cloud PC, plataforma de nuvem que dá acesso a recursos de desktop.

Com a novidade, os usuários poderão usar o ThinkPhone como se fosse um computador com Windows 11, conectando um monitor pela USB-C, além de mouse e teclado Bluetooth. O recurso, porém, precisa de assinatura.

Windows 365 é computador via streaming

O Windows 365 foi anunciado pela Microsoft em julho de 2021. O serviço dá acesso a computadores na nuvem por streaming. Assim como o ThinkPhone, o serviço é voltado para o mercado corporativo, não o usuário comum.

Todo o processamento é feito nos servidores da empresa. As máquinas virtuais podem ser acessadas pelo navegador ou pelo aplicativo Remote Desktop, disponível para Android, iOS, Chrome OS e macOS. No Windows, há um app próprio para a plataforma.

As assinaturas do Windows 365 custam a partir de R$ 179,20 por mês para cada usuário, na versão com 2 CPUs virtuais, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

ThinkPhone funciona como walkie-talkie no Teams

A parceria da Lenovo com a Motorola vai além do Windows 365. O ThinkPhone conta com um botão vermelho personalizável. Ele poderá ser usado para ativar a função walkie-talkie do Microsoft Teams.

Com isso, basta apertar o botão para ter comunicação instantânea com equipes ou departamentos da sua empresa pelo mensageiro da Microsoft.

ThinkPhone tem integração com computadores Lenovo

Anunciado em janeiro de 2023, o ThinkPhone by Motorola é um smartphone com foco no uso profissional.

Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)
Motorola ThinkPhone (Imagem: Divulgação/Motorola)

O nome faz referência a uma marca bastante consagrada: o ThinkPad, que estreou em 1992 na IBM e está desde 2005 sob comando da Lenovo.

E não é só o nome: o ThinkPhone se integra aos notebooks da linha ThinkPad. Assim, eles compartilham a área de transferência e podem transferir arquivos mesmo sem cabos.

As notificações do smartphone também são espelhadas no Windows, e os apps podem ser acessados remotamente. Por fim, a câmera do celular pode quebrar o galho como webcam.

O ThinkPhone by Motorola tem chip Qualcomm Snapdragon 8+ Gen 1, tela de 6,6 polegadas, 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento, bateria de 5.000 mAh e câmera dupla com sensor principal de 50 megapixels. No Brasil, ele custa R$ 4.499.

Receba mais sobre Motorola na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados