OpenAI revela os primeiros detalhes do SearchGPT

Empresa por trás do ChatGPT revela protótipo de motor de busca; SearchGPT é similar ao IA Overview do Google e terá conteúdos atualizados em tempo real

Lucas Braga
Por
• Atualizado hoje às 17:07
ChatGPT
OpenAI libera lista de espera para protótipo do SearchGPT (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

O serviço de busca do ChatGPT está entre nós — ou quase isso: a OpenAI divulgou nesta terça-feira (25) o SearchGPT, um protótipo de um sistema de pesquisa que utiliza inteligência artificial para encontrar respostas. A ferramenta deve concorrer com o IA Overview do Google, que entrou em operação desde maio de 2024.

Um dos diferenciais do SearchGPT frente aos motores de busca convencionais é que a plataforma utiliza linguagem conversacional, como no ChatGPT. Além disso, a plataforma irá responder perguntas de forma objetiva em vez de uma lista de links. Ainda assim, a plataforma da OpenAI dá os devidos créditos aos criadores dos conteúdos, com links para as fontes utilizadas nas repostas.

Uma diferença do SearchGPT para o ChatGPT é que as informações são atualizadas em tempo real. O recém-lançado GPT-4o mini, por exemplo, tem informações até outubro de 2023.

O funcionamento do SearchGPT é similar ao IA Overview do Google, que utiliza a inteligência artificial generativa do Gemini para responder perguntas de forma objetiva. Vale lembrar que o serviço concorrente apresentou uma série de informações incorretas no início da operação.

Captura de tela do SearchGPT. A tela exibe uma busca por festivais de música na cidade de Boone, NC no mês de agosto de 2024. A resposta lista quatro diferentes festivais que irão acontecer no período, e uma barra lateral na esquerda exibe links de cada um dos festivais.
Busca do SearchGPT responderá pergunta sem exibir lista de links (Imagem: Divulgação/OpenAI)

A OpenAI diz que firmou parcerias com imprensa e criadores de conteúdo para que mais usuários encontrem seus sites. A mídia poderá, por exemplo, escolher como irá aparecer no SearchGPT; também será possível exibir os sites na busca sem treinar os robôs utilizados no ChatGPT. Nada foi revelado sobre remuneração pelo uso do conteúdo, no entanto.

SearchGPT é um protótipo e deve melhorar ChatGPT

O SearchGPT está longe de se tornar um substituto do Google: o buscador com IA é apenas um protótipo e não está disponível para todos os usuários. Quem quiser experimentar a novidade deverá se inscrever em uma lista de espera e torcer para ganhar o acesso.

É possível que o SearchGPT nem seja lançado como um produto independente, já que trata como um protótipo temporário. A OpenAI planeja coletar feedbacks do serviço e “levar o melhor da experiência” para o ChatGPT.

Relacionados

Autor(a)

Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.