PayPal agora pode atuar como instituição de pagamento no Brasil
PayPal foi autorizado pelo Banco Central a ser "emissor de moeda eletrônica" e gerenciar contas pré-pagas de pagamento
PayPal foi autorizado pelo Banco Central a ser "emissor de moeda eletrônica" e gerenciar contas pré-pagas de pagamento
O PayPal está autorizado a lançar cartões pré-pagos no Brasil: o Banco Central liberou a empresa para atuar como instituição de pagamento na modalidade “emissor de moeda eletrônica”. Isso significa que ela poderá gerenciar contas de pagamento do tipo pré-paga, com recursos depositados previamente.
Vale lembrar que o PayPal já oferece um cartão pré-pago no Brasil: ele permite depositar valores em real — através de cartão de crédito nacional ou boleto bancário — e convertê-los para dólar. A ideia é possibilitar compras em sites no exterior mesmo sem cartão internacional. O serviço é oferecido em parceria com a Brasil Pré-Pagos; agora, a empresa poderia fazer isso sozinha.
Claro, o PayPal está bem longe de ser um banco no Brasil: por ser uma instituição de pagamento, ele fica proibido de oferecer conta corrente, empréstimo e financiamento. Ele também não obteve permissão para gerenciar contas do tipo pós-paga, como cartões de crédito.
Ainda assim, este pode ser um passo importante para expandir a atuação do PayPal no Brasil. Cada vez mais empresas estão de olho nos milhões de pessoas sem acesso ao sistema bancário, como o Nubank (com a NuConta) e o Itaú (com o app Iti de pagamento por QR code).
Um cartão pré-pago permite realizar pagamentos em lojas físicas e online sem a necessidade de ter conta em banco: basta depositar os valores via transferência bancária ou boleto, por exemplo.
O PayPal tem 277 milhões de contas ativas em todo o mundo, e parece estar bem interessado na América Latina: em março, a empresa se comprometeu a investir US$ 750 milhões no Mercado Livre. O dinheiro será usado na plataforma de comércio eletrônico, logística e soluções financeiras. O Mercado Pago também está autorizado a atuar como instituição de pagamentos.
Com informações: Valor.