Procon-SP notifica Oi, Claro, TIM e Vivo para explicar migração de planos

Procon-SP quer saber como ficam os planos, contratos, portabilidade e reclamações na migração da Oi para Claro, TIM e Vivo

Giovanni Santa Rosa
Por
Chip (SIM Card) da Claro, Oi, TIM e Vivo

Com a venda da Oi para Claro, TIM e Vivo, muitos clientes terão que mudar de operadora em breve. Já dá para saber qual a empresa de destino, mas algumas dúvidas continuam, e o Procon-SP quer que as companhias esclareçam estes pontos.

O órgão de proteção e defesa do consumidor notificou as quatro empresas para explicarem como o consumidor será informado sobre sua transferência.

Na resposta ao órgão, deverão constar as implicações práticas em termos de serviços, ofertas e contratos. Se houver incompatibilidade entre o que a Oi oferece e o que a nova operadora dispõe, isso também precisará ser esclarecido ao Procon.

As empresas também precisarão dizer como o consumidor deverá proceder se quiser fazer portabilidade para outra operadora que não a de destino e como ficam as multas por fidelidade nesses casos.

O Procon-SP cobra ainda o que será feito das demandas contra a Oi registradas em órgãos de proteção e defesa do consumidor e se haverá alteração nos canais de atendimento.

As empresas têm até o dia 17 de fevereiro para responder.

Anatel determinou regras para transferência

Algumas dessas perguntas já estão nas exigências da Anatel às empresas. Todos os clientes poderão cancelar o plano ou mudar de operadora sem pagar multa de fidelização por quebra de contrato, e será possível fazer a portabilidade numérica a qualquer momento para a operadora que escolherem.

Além disso, um ponto que não foi abordado pelo Procon-SP mas foi previsto pela agência reguladora é a segregação de contratos de combos com serviços fixos e móveis.

Clientes da Oi serão migrados de acordo com o DDD

Quem tem um celular da Oi será transferido para a companhia com menos clientes naquele DDD. No DDD 31, por exemplo, os clientes serão transferidos para a Claro, que tem menos linhas que TIM e Vivo.

Você pode conferir para qual operadora os números da Oi do seu DDD serão migrados nesta lista. As empresas têm 18 meses para incorporar as linhas.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados