Samsung lança Exynos 5100, primeiro modem 5G com o padrão de mercado

A fabricante promete transferências a até 6 Gb/s com o Exynos 5100

Victor Hugo Silva
• Atualizado há 3 anos
Samsung Exynos 5100

O 5G está mesmo se tornando uma realidade. O mais novo sinal de que ele está mais próximo foi dado pela Samsung, que apresentou nesta quarta-feira (15) o Exynos 5100, seu primeiro modem compatível com essa tecnologia.

A Samsung afirma que o Exynos 5100 é o primeiro totalmente compatível com o 5G NR, o padrão para 5G definido pela 3GPP, entidade que estabelece as regras para a nova tecnologia. O modem possui comunicação multimodo, que permite trabalhar com vários sinais.

Assim, ele terá suporte para as faixas de até 6 GHz com capacidade de transferir dados a 2 Gb/s. Na mmWave, como é chamada a faixa de 30 GHz a 300 GHz, o Exynos 5100 pode registrar transferências a 6 Gb/s.

O modem foi construído com tecnologia de 10 nanômetros e passou por testes que simularam situações reais. No experimento, a Samsung usou uma estação-base 5G e um protótipo de aparelho com o chip embarcado.

Segundo a companhia, o Exynos 5100 também será compatível com gerações antigas, isto é, 2G, 3G e 4G. Ele será útil não só para dispositivos móveis, mas também para o funcionamento de ambientes como Internet das Coisas, carros autônomos, hologramas e vídeos com ultrarresolução.

A empresa disse que está trabalhando com operadoras e outros parceiros para oferecer o Exynos 5100 o quanto antes. A expectativa é que ele chegue aos consumidores até o fim de 2018.

Com informações: Samsung, The Verge.

Leia | MU-MIMO: o que é e como saber se um roteador suporta

Relacionados

Escrito por

Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.