Samsung Galaxy S20, S20+ e Ultra recebem Android 11 no Brasil
Samsung libera Android 11 com One UI 3.0 para celulares Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra no Brasil; saiba o que há de novo
Samsung libera Android 11 com One UI 3.0 para celulares Galaxy S20, S20 Plus e S20 Ultra no Brasil; saiba o que há de novo
A Samsung está liberando o Android 11 para alguns celulares da linha Galaxy S20 no Brasil. A empresa oferece a lista de novidades da One UI 3.0 para o S20, S20+ e S20 Ultra, incluindo ajustes na interface, melhorias de privacidade e mais opções de personalização. Em janeiro, o update deve chegar a mais celulares, incluindo o S10, Note 10 e Note 20.
Relatos no Twitter apontam que usuários brasileiros do Galaxy S20 e S20+ começaram a receber o Android 11 desde a noite de segunda-feira (4). O leitor Lucas Abreu enviou ao Tecnoblog um print da atualização, que requer um download de 2.128,44 MB e inclui o patch de dezembro de 2020.
De acordo com o cronograma de atualizações da Samsung para o Brasil, os próximos celulares a serem contemplados com o Android 11 são o Note 10, 10+ e Note 20; S10, S10+, S10e e S10 Lite; além dos dobráveis Galaxy Fold, Z Flip e Z Fold 2.
O changelog oficial do Galaxy S20 (SM-G980F), Galaxy S20+ (SM-G985F) e Galaxy S20 Ultra 5G (SM-G988B) é o mesmo. A Samsung escreve que a One UI 3 “aperfeiçoou os lugares que você mais visita, como a Tela inicial e o Painel rápido, para reduzir distrações, destacar informações importantes e tornar a sua experiência mais consistente”.
Além disso, a One UI 3 promete uma melhor alocação de memória dinâmica para ajudar no desempenho; a empresa promete ainda restringir atividades em segundo plano para a bateria durar mais. Temos também as novidades do Google para o Android 11: por exemplo, um aplicativo pode ser liberado para acessar seu microfone, câmera ou local apenas uma vez.
A Samsung tem um aviso para quem usa o Dual Messenger: devido a algumas mudanças no código do Android, as cópias de aplicativo (WhatsApp, Telegram) não poderão acessar diretamente os arquivos do celular. Em vez disso, será necessário selecionar o arquivo e usar a função Compartilhar.
O Wi-Fi Direct para enviar arquivos foi substituído pelo Nearby Share; e o app Smart View não consegue mais se conectar ao Chromecast (isso é possível com o Google Home).
Felizmente, a lista de novidades é bem maior que as remoções, e você pode conferir tudo abaixo na íntegra.
***
Atualizamos a aparência do One UI 3 de várias maneiras, grandes e pequenas, desde ícones novos e mais consistentes a uma organização mais inteligente do Painel rápido e das notificações. O movimento está mais suave e natural do que nunca, com animações melhoradas e feedback tátil para interações comuns. E a interface é compatível com diferentes tamanhos de tela, para oferecer a melhor experiência em qualquer aparelho, seja um telefone, dobrável ou tablet.
Otimizamos o One UI 3 com alocação de memória dinâmica aprimorada, para que os aplicativos sejam executados mais rapidamente e tenham um melhor desempenho. Também restringimos as atividades em segundo plano, para oferecer melhor desempenho e uso de energia.
O controle de mídia e aparelho é mais fácil com o painel de mídia aperfeiçoado nas notificações. Você pode ver os aplicativos de mídia utilizados recentemente e alterar rapidamente o aparelho de reprodução. Você também pode verificar as configurações do Android Auto no menu Recursos avançados em Configurações.
Os recursos aperfeiçoados de Bem-estar digital facilitam a verificação de como você está usando o seu telefone ou tablet e o ajudam a formar bons hábitos digitais. Verifique o seu uso enquanto dirige ou veja as alterações semanais no tempo de tela por função rapidamente, por meio de relatórios semanais atualizados.
O One UI 3 recomenda recursos de acessibilidade úteis para você com base no seu uso. O atalho de Acessibilidade aprimorado facilita o início e o uso dos recursos de acessibilidade. Você pode usar o recurso Ler entrada do teclado em voz alta para obter retorno de voz da sua digitação mesmo quando o TalkBack estiver desativado.
Agora você pode permitir que um aplicativo acesse seu microfone, câmera ou local apenas uma vez. Quaisquer permissões que um aplicativo não usar há algum tempo serão automaticamente revogadas. Você não pode mais dar permissão aos aplicativos para sempre ver a sua localização no pop-up de permissão normal. Para permitir que os aplicativos acessem a sua localização quando não estiverem em uso, você precisa acessar a página de permissões de localização para o aplicativo nas Configurações.
Alguns aplicativos precisarão ser atualizados separadamente após a atualização do One UI 3.
Cópias de aplicativo feitas usando o Dual Messenger não podem mais acessar diretamente os arquivos do cartão de memoria. Para compartilhar os arquivos do cartão de memória em uma cópia de aplicativo, selecione os arquivos em Galeria ou em Meus arquivos, toque em Compartilhar e seleciona a cópia de aplicativo.
Você não pode mais usar o Wi-Fi Direct para enviar arquivos para outros aparelhos. Você pode usar o Nearby Share ao invés disso. Você ainda pode receber arquivos usando o Wi-Fi Direct.
Você não pode mais se conectar ao Chromecast usando o Smart View. Você pode usar o Google Home ao invés disso.