Galaxy S25 pode adotar memória DRAM da Micron
Segundo jornal sul-coreano, problema de desempenho de memórias DRAM fabricadas pela Samsung são causa da mudança de fornecedor
Segundo jornal sul-coreano, problema de desempenho de memórias DRAM fabricadas pela Samsung são causa da mudança de fornecedor
A linha Galaxy S25, próxima geração dos celulares topos de linha da Samsung, pode usar chips de memória DRAM fornecidos pela Micron, uma das principais rivais da sul-coreana. A Samsung é maior fabricante de chips de memória RAM do mundo, mas a divisão responsável pelos smartphones está buscando um novo fornecedor para seus dispositivos premium. Segundo o relato, a mudança está ligada ao desempenho das novas memórias DRAM da sul-coreana.
A informação foi divulgada pelo Herald Economy, também da Coreia do Sul. O jornal destaca que a Samsung Semiconductor seguirá fornecendo chips de memória para a Samsung MX (divisão mobile), mas foi rebaixada para segunda fornecedora. Assim, a Micron será a fornecedora primária dos celulares Galaxy S25 da empresa.
Segundo o jornal, há um problema no processo de fabricação das memórias DRAM da Samsung Semiconductor, subsidiária da sul-coreana responsável pela produção de diversos tipos de chips e memórias. A falha causa um aquecimento e, consequentemente, perda de desempenho dos chips de memória.
Ainda que a Samsung MX e a Samsung Semiconductor sejam “irmãs”, há independência entre as suas decisões. Hoje os celulares são um dos principais produtos da fabricante, sendo que a empresa lidera as vendas do segmento.
Caso a informação seja verdadeira, é possível traçar uma linha de raciocínio da Samsung MX sobre a situação. A linha Galaxy S é rival dos iPhones, logo ela não poderia queimar a sua imagem, assim como a da marca inteira, mantendo a fidelidade com produtos da casa que estão com desempenho fraco.
É até especulado que toda a linha Galaxy S25 passe a usar novamente processadores Qualcomm Snapdragon em todos os aparelhos. Os SoCs da Exynos, segundo rumores, voltaram a apresentar problemas. Desse modo, a Samsung MX foi no garantido e escolheu a Qualcomm como fornecedora exclusiva.
Segundo rumores, a próxima geração de celulares premium da Samsung será apresentada no dia 22 de janeiro. Os três smartphones da linha Galaxy S25 já foram homologados no Brasil, como revelou com exclusividade do Tecnoblog.
O processador usado pelos smartphones Galaxy S25 pode ser o Snapdragon 8 Elite, SoC premium lançado pela Qualcomm no fim de 2024. A memória RAM equipada nos celulares pode começar em 12 GB e vai até 16 GB no Galaxy S25 Ultra.
Com informações de Herald Corp e SamMobile