SSDs Samsung PM1733 e PM1735 têm até 30 TB e tecnologia “antimorte”
Os novos SSDs Samsung PM1733 e PM1735 são voltados a servidores e aplicações profissionais
Os novos SSDs Samsung PM1733 e PM1735 são voltados a servidores e aplicações profissionais
É interessante como sempre encontramos tecnologias realmente úteis em SSDs voltados ao segmento corporativo. A Samsung, por exemplo, anunciou nesta quinta-feira (19) as linhas PM1733 e PM1735 que, além da grande capacidade de armazenamento, têm tecnologia “antimorte”.
O anúncio oficial foi feito hoje, mas essas linhas estão em produção desde o mês passado. Elas são NVMe e têm como base o PCI Express 4.0. Mas o que as torna tão interessantes é a tecnologia FIP (Fail in Place). Com esse software, o SSD continua funcionando mesmo se um dos seus chips de armazenamento de dados apresentar defeito.
Além de detectar o chip problemático, a tecnologia FIP permite que os dados armazenados ali sejam automaticamente realocados em chips que operam normalmente, sem que a aplicação tenha que ser interrompida ou perca desempenho.
Há pelo menos duas vantagens nisso: o SSD não se torna inutilizável por conta de um defeito em um chip; se mesmo assim a troca da unidade for desejável, pode-se esperar para o procedimento ser feito durante uma rotina de manutenção.
As duas linhas estão disponíveis em dois formatos: U.2 de 2,5 polegadas e HHHL, ou seja, em formato de placa. Em ambas, as capacidades de armazenamento variam bastante (e note que a Samsung não arredonda essas capacidades). Vamos a elas:
Tanto na linha Samsung PM1733 quanto na PM1735, as velocidades de leitura e escrita sequencial são de 6.400 MB/s (megabytes por segundo) e 3.800 MB/s nas unidades U.2, respectivamente. Nos SSDs HHHL, a taxa de escrita permanece em 3.800 MB/s, mas a de leitura vai a 8.000 MB/s.
Outras características em comum incluem um software de virtualização que permite que o SSD seja “dividido” em unidades menores para acesso simultâneo de múltiplos usuários, além de um sistema baseado em aprendizagem de máquina para garantir a confiabilidade dos dados em operações muito rápidas de leitura.
Basicamente, o que diferencia a linha Samsung PM1733 da PM1735 é o DWPD (Drive Writes Per Day), parâmetro que indica quantas operações de gravação o SSD suporta por dia durante a sua vida útil.
A linha Samsung PM1733 vem com 1 DWPD, o que significa que a versão de 0,96 TB, por exemplo, pode ter toda essa capacidade regravada por dia. Já a linha Samsung PM1735 conta com 3 DWPD (100% da capacidade pode ser regravada três vezes por dia). Em ambas, a garantia é de cinco anos.
Preços? Não foram revelados pela Samsung, até porque SSDs para fins corporativos costumam ser negociados em lotes.