Supermium é uma versão moderna do Chromium para versões antiquadas do Windows

Projeto de código aberto adapta versões recentes do Chromium para Windows XP, Vista e 7. Chrome não oferece mais suporte a estes sistemas.

Giovanni Santa Rosa
Por
Laptop com Windows XP
Chrome oficial não é mais compatível com o Windows XP desde 2016 (Imagem: Alan Levine / Flickr)

O Supermium é um navegador para Windows 7, Vista e XP que usa o Chromium, mesma base de browsers atuais, como Google Chrome e Microsoft Edge. Com ele, computadores com sistemas antigos conseguem continuar acessando os recursos mais modernos da internet, como o Gmail e redes sociais, sendo uma alternativa para máquinas que não podem receber versões mais novas do sistema.

O Chrome deixou de oferecer suporte ao Windows 7 recentemente, em fevereiro de 2023. Mais de um ano pode parecer muito para usar “recentemente”, mas até que é um tempo curto, se comparado ao fim do suporte ao Windows XP e o Windows Vista, que veio lá em 2016.

Supermium rodando no Windows XP
Navegador traz recursos mais recentes para o Windows XP (Imagem: Everton Favretto / Tecnoblog)

Se você pensar que o Windows XP é de 2001 — ou seja, mais velho que o próprio Chrome — até que o navegador foi atualizado por bastante tempo.

Supermium funciona bem até no Windows XP

Mas voltemos ao Supermium. Ele foi criado e é mantido pelo desenvolvedor Shane Fournier, também conhecido como “win32ss”, e é oferecido em versões de 32 e 64 bits. O código é aberto e está no GitHub.

O site The Register testou o navegador em um laptop com Intel Core 2 Duo e Windows XP de 64 bits. Os resultados foram surpreendentes: o Supermium é rápido e dá para usar sites modernos, como Gmail e Facebook. Vale dizer que o Gmail não funciona nas últimas versões do Chrome disponibilizadas para Windows XP e Vista.

Supermium
Supermium tem recursos recentes do Chrome e funciona em versões do Windows que não têm mais suporte (Imagem: Reprodução / Supermium)

O processo de instalação é um pouco mais complicado que o normal, já que o instalador dá erro, mas também não é nada de outro mundo: basta extrair o arquivo .zip usando um aplicativo como o 7Zip, que ainda funciona no Windows XP.

Outros apps têm versões para sistemas antigos

Este não é o primeiro projeto de Fournier para computadores com sistemas operacionais antigos. Anteriormente, ele criou o Vista Extended Kernel, que permitia rodar alguns aplicativos de Windows 7 no antecessor.

O Register fez um texto bem extenso e curioso no ano passado sobre como é rodar o Windows XP atualmente. Eles descobriram um navegador chamado MyPal, que é baseado no Mozilla Firefox 68 e tem um bom desempenho.

Navegador MyPal
MyPal leva o Firefox a sistemas antigos (Imagem: Reprodução / MyPal)

Obviamente, por questões de desempenho e segurança, não é recomendado usar um sistema operacional completamente desatualizado e sem suporte, como é o caso de Windows XP, Vista e 7. Mesmo assim, em alguns casos, isso é necessário: a publicação menciona uma máquina de raio-x que não funciona corretamente com versões mais recentes do sistema operacional.

Com informações: The Register

Receba mais sobre Supermium na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados