Supermium é uma versão moderna do Chromium para versões antiquadas do Windows
Projeto de código aberto adapta versões recentes do Chromium para Windows XP, Vista e 7. Chrome não oferece mais suporte a estes sistemas.
Projeto de código aberto adapta versões recentes do Chromium para Windows XP, Vista e 7. Chrome não oferece mais suporte a estes sistemas.
O Supermium é um navegador para Windows 7, Vista e XP que usa o Chromium, mesma base de browsers atuais, como Google Chrome e Microsoft Edge. Com ele, computadores com sistemas antigos conseguem continuar acessando os recursos mais modernos da internet, como o Gmail e redes sociais, sendo uma alternativa para máquinas que não podem receber versões mais novas do sistema.
O Chrome deixou de oferecer suporte ao Windows 7 recentemente, em fevereiro de 2023. Mais de um ano pode parecer muito para usar “recentemente”, mas até que é um tempo curto, se comparado ao fim do suporte ao Windows XP e o Windows Vista, que veio lá em 2016.
Se você pensar que o Windows XP é de 2001 — ou seja, mais velho que o próprio Chrome — até que o navegador foi atualizado por bastante tempo.
Mas voltemos ao Supermium. Ele foi criado e é mantido pelo desenvolvedor Shane Fournier, também conhecido como “win32ss”, e é oferecido em versões de 32 e 64 bits. O código é aberto e está no GitHub.
O site The Register testou o navegador em um laptop com Intel Core 2 Duo e Windows XP de 64 bits. Os resultados foram surpreendentes: o Supermium é rápido e dá para usar sites modernos, como Gmail e Facebook. Vale dizer que o Gmail não funciona nas últimas versões do Chrome disponibilizadas para Windows XP e Vista.
O processo de instalação é um pouco mais complicado que o normal, já que o instalador dá erro, mas também não é nada de outro mundo: basta extrair o arquivo .zip usando um aplicativo como o 7Zip, que ainda funciona no Windows XP.
Este não é o primeiro projeto de Fournier para computadores com sistemas operacionais antigos. Anteriormente, ele criou o Vista Extended Kernel, que permitia rodar alguns aplicativos de Windows 7 no antecessor.
O Register fez um texto bem extenso e curioso no ano passado sobre como é rodar o Windows XP atualmente. Eles descobriram um navegador chamado MyPal, que é baseado no Mozilla Firefox 68 e tem um bom desempenho.
Obviamente, por questões de desempenho e segurança, não é recomendado usar um sistema operacional completamente desatualizado e sem suporte, como é o caso de Windows XP, Vista e 7. Mesmo assim, em alguns casos, isso é necessário: a publicação menciona uma máquina de raio-x que não funciona corretamente com versões mais recentes do sistema operacional.
Com informações: The Register