Threads libera análise de audiência e prepara agendamento de posts

Rede social de microblogging da Meta dá outro passo para facilitar a vida de contas comerciais. Novidades também mostram que Threads se aproxima de anúncios

Felipe Freitas
Por
• Atualizado ontem às 16:20
Tela inicial de aplicativo
Zuckerberg anunciou oficialmente o aplicativo Threads em 06.07.2023 (Imagem: Divulgação/Meta e Vitor Pádua/Tecnoblog)

O Threads divulgou nesta quinta-feira (15) novos recursos para as contas profissionais. A rede social da Meta liberou apenas para a versão web um painel de análise de audiência e opção de salvar 100 rascunhos. A big tech avisou que em breve será lançado a opção de agendar posts no Threads.

O painel de análise de audiência só mostra todas as métricas possíveis para quem tem mais de 100 seguidores. Essa limitação é ruim? É, mas sempre poderia ser pior. Anos atrás, as ferramentas comerciais no Instagram só eram liberadas para contas com mais de 10.000 seguidores. Se você não passou essa marca, só poderá avaliar o crescimento de seguidores durante três opções de períodos: 7 dias, 14 dias ou 30 dias.

Threads dá passo importante para contas comerciais

Para as contas com mais de 100 seguidores, será possível avaliar dados como faixa etária, países, tipos de interações, gênero do seu público e outras métricas. Ela é acessada a partir do botão Mais (duas barrinhas no canto inferior esquerdo) e na opção Insights. Se outrora o foco da rede social não era ganhar com publicidade, a novidade mostra uma (esperada) mudança de posição.

Ferramenta de análise de audiência do Threads mostra diversas métricas para os usuários (Imagem: Divulgação/Meta)
Ferramenta de análise de audiência do Threads mostra diversas métricas para os usuários — a imagem foi editada em três colunas para melhor exibição (Imagem: Divulgação/Meta)

O crescimento no uso do Threads, aliado com a falta de ferramentas do tipo, incentiva a Meta a lançar rapidamente funções de análise de audiência e de agendamento de postagens — que ainda não chegou. Com elas, as contas poderão preparar propagandas e agendar publicações relacionadas a novidades. Aliás, publicitários já declararam que clientes têm interesse em anunciar no Threads.

A opção de salvar rascunhos pode parecer desnecessária para quem não trabalha com redes sociais. Afinal, os usuários comuns não precisam preparar posts. Entretanto, contas comerciais podem aproveitar o recurso para deixar um texto salvo e atualizar quando algum elemento (como imagem ou link) ficar pronto.

Agendamento de postagens iniciará testes

Na publicação da Meta, a empresa revela que a ferramenta de agendamento de postagens terá seus testes iniciados em breve. A big tech não indica uma data de início dos testes. Assim como aconteceu com análise de audiência e salvar 100 rascunhos, o agendamento de postagens chegará primeiro para a versão web.

Com informações: Tech Crunch

Relacionados

Escrito por

Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.