Se você mora em Porto Alegre, a cobertura 4G da TIM deve melhorar em ambientes internos. A operadora ativou a faixa de 700 MHz na capital do Rio Grande do Sul, oferecendo maior penetração de sinal.
A TIM também anunciou nesta quarta-feira (4) que São Paulo e Florianópolis serão as próximas capitais com 4G em 700 MHz. Ela só está aguardando a liberação do espectro pela Anatel, o que deve acontecer este mês.
“Assim que tivermos a autorização, ativamos a nova frequência de forma imediata nas cidades”, diz Leonardo Capdeville, VP de Tecnologia da TIM Brasil, em comunicado.
Com as três capitais, a TIM chegará a 1.110 municípios com a faixa de 700 MHz. Isso já inclui Curitiba, Rio de Janeiro e Goiânia, onde essa frequência foi ativada em junho.
Até 2020, ela planeja atingir mais de 4 mil cidades com a rede 4G nesse espectro, cobrindo 96% da população urbana.
Antes do desligamento da TV analógica, as operadoras ofereciam 4G nas frequências de 1.800 MHz (banda 3) e 2.600 MHz (banda 7). Como a faixa de 700 MHz (banda 28) tem frequências mais baixas, ela permite maior penetração de sinal, aumentando a cobertura em ambientes internos.
Com informações: Mobile Time, TeleSíntese.