Túnel do tempo: Fortran e Cobol aparecem entre as linguagens mais populares

Criadas nos anos 1950, linguagens Fortran e Cobol apareceram no top 20 do índice Tiobe, o que indica que a demanda por elas está alta

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 3 semanas
Livro sobre a linguagem de programação Fortran (imagem original: Carol Nichols/Flickr)
Livro sobre a linguagem de programação Fortran (imagem original: Carol Nichols/Flickr)

O atual cenário de desenvolvimento de software é dominado por linguagens de programação como Python, Java e C#. Mas ainda há espaço para linguagens clássicas. Prova disso é que o Fortran e o Cobol apareceram no índice Tiobe das linguagens de programação mais populares. Ambas têm origem na década de 1950.

O que é o índice Tiobe?

O Tiobe Programming Community é um índice que aponta quais são as linguagens mais populares em cada mês. A lista é definida em parâmetros como quantidade de desenvolvedores certificados ou cursos oferecidos em cada linguagem, de acordo com buscas realizadas em plataformas como Google, Amazon, Wikipedia e Bing.

Para tanto, o índice considera pesquisas com o termo +”<language> programming” nos mecanismos de busca mais bem classificados no SimilarWeb, serviço de análises de tráfego na web, onde language deve ser substituído pelo nome da linguagem da programação.

Mecanismos de buscas que não atendem aos critérios de classificação não são considerados para o índice.

Essa lista é interessante porque dá uma noção periódica de como está a demanda por linguagens de programação. Isso é feito sem levar em conta fatores subjetivos, como qual seria a melhor linguagem de programação do momento ou a mais rápida.

O índice de maio de 2024 mostra a linguagem Python na primeira colocação. A surpresa fica para o Fortran, que aparece em 10º lugar, à frente de linguagens como Ruby, PHP e Swift, todas mais modernas. O Cobol também surpreendeu, pois aparece na 20ª posição.

Fortran: ideal para computação numérica

O Fortran está no top 20 do ranking Tiobe desde abril de 2021. A 10ª posição alcançada neste mês é a melhor que a linguagem de programação já ocupou na lista. Por se tratar de uma linguagem antiga, era de se esperar que o Fortran caísse ou até saísse do índice. Mas aconteceu o contrário: a demanda pela linguagem aumentou.

Para Paul Jansen, CEO da Tiobe Software, a principal razão para o fortalecimento do Fortran é a sua importância para a computação numérica ou matemática. O executivo pontua que, apesar de antiga, o Fortran tende a ser mais rápido e mais bem suportado do que linguagens como Python, C e C++ nesse segmento.

É comum que o Matlab seja utilizado para aplicações que envolvem computação numérica, até por ser de uso mais fácil pelos desenvolvedores. Porém, Jansen ressalta que o Matlab é um software com custos elevados de licenciamento, enquanto o Fortran é gratuito, fator que também pesa para a sua escolha.

Código em Fortran (imagem original: Russel Davies/Flickr)
Código em Fortran (imagem original: Russel Davies/Flickr)

Cobol: sistemas legados importam

Quanto ao Cobol, a sua presença no ranking está mais relacionada a aplicações legadas que precisam de manutenção. A linguagem foi desenvolvida no final da década de 1950 para ser uma padrão em aplicações complexas, executadas principalmente em mainframes.

Ainda há muitas organizações ao redor do mundo que mantêm sistemas baseados em Cobol em operação, principalmente no setor financeiro.

O fato de o Cobol ser uma linguagem estável, segura e funcional faz muitas organizações resistirem à ideia de substituir esses sistemas. Sem contar que a substituição pode ser uma operação complexa e cara. Por conta disso, não há expectativa de que essa linguagem suma do mercado tão cedo.

Código em Cobol (imagem original: Russel Davies/Flickr)
Código em Cobol (imagem original: Russel Davies/Flickr)

Top 20 do índice Tiobe

A edição de maio de 2024 do índice Tiobe ficou assim, considerando as 20 primeiras posições:

Posiçãolinguagemparticipação
1Python16,33%
2C9,98%
3C++9,53%
4Java8,69%
5C#6,49%
6JavaScript3,01%
7Visual Basic2,01%
8Go1,6%
9SQL1,44%
10Fortran1,24%
11Delphi/Object Pascal1,24%
12Assembly1,07%
13Ruby1,06%
14Matlab1,06%
15Swift1,01%
16PHP0,97%
17Scratch0,93%
18Rust0,93%
19Kotlin0,89%
20Cobol0,85%

Relacionados