Os defensores do WikiLeaks não param quietos. Desde que Julian Assange foi preso, eles fazem uma operação planejada com o simples objetivo de tirar sites do ar. Até agora já ficaram offline: Mastercard, Visa e Paypal. O próximo na lista dos hackers – especula-se – é o Twitter, por em tese não permitir mais que os assuntos relacionados ao WikiLeaks cheguem aos Trending Topics.

Para evitar a fúria dessa galerinha do barulho que se mete em muita confusão, o Twitter veio a público esclarecer o funcionamento dos TTs.

Nada de WikiLeaks

De acordo com o Twitter, não há qualquer manipulação no sentido de evitar que hashtags relacionadas ao WikiLeaks, à prisão de Julian Assange (o editor do site) ou às ações contra instituições financeiras cheguem aos Trending Topis. E o serviço de microblog ainda ressalta que por várias vezes no passado esses assuntos apareceram nos TTs.

Segue abaixo a explicação do Twitter para o caso:

Os Trends são gerados automaticamente por um algoritmo que tenta identificar assuntos que estão sendo muito falados nesse momento mais que no passado. A lista de Trends foi criada para ajudar as pessoas a descobrir as mais importantes das notícias mais importantes de todo o mundo, em tempo real.

Faz todo o sentido. Basta lembrar de quando houve o movimento “CALA BOCA GALVÃO”, que fez o apresentador da Globo (ou os pássaros Galvao, como preferir) entrar nos Trending Topics mundiais. Se os brasileiros tentassem novamente colocar esse assunto nos TTs, é possível que não conseguisse, pois é uma onda que já passou e está registrada nos servidores do Twitter.

São mais de 95 milhões de tweets publicados diariamente, que são varridos em busca dos assuntos em efervescência. Mas se o WikiLeaks estava sendo muito falado, por que diabos não entrou nos TTs? Segundo o Twitter, algumas vezes acontece de termos populares não entrarem na lista porque “a velocidade da conversação não está aumentando suficientemente rápido” se comparada ao nível convencional de um dia comum. “Foi o que aconteceu com # wikileaks nessa semana”.

Você acredita? Ou essa é só uma desculpa da trupe de Biz Stone e Evan Williams para evitar ataques dos defensores do WikiLeaks?

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados