Uber perde CTO e pode demitir 20% de seus funcionários
5.400 funcionários da Uber podem ser demitidos por causa da pandemia de coronavírus
5.400 funcionários da Uber podem ser demitidos por causa da pandemia de coronavírus
Contratado em 2013, Thuan Pham deixou o cargo de diretor de tecnologia (CTO) da Uber. Mais do que uma simples mudança de executivos, seu desligamento sinaliza para um movimento de contenção de custos: nas próximas semanas, a companhia pode demitir cerca de 20% de seus 27 mil funcionários no mundo todo.
Pham foi um “sobrevivente” dentro da Uber. Em 2017, na época dos escândalos que derrubaram o então CEO Travis Kalanick, Thuan Pham foi acusado de ignorar as reclamações sobre assédio que a engenheira de software Susan Fowler fez (e que resultaram em uma crise interna na Uber). O agora ex-CTO foi submetido a uma investigação, mas acabou sendo absolvido.
Liderando uma área de engenharia que conta com aproximadamente 3.800 funcionários, Pham esteve envolvido com as principais mudanças da Uber nos últimos anos. O problema é que a companhia foi duramente atingida pelas consequências da pandemia de coronavírus (COVID-19).
Estima-se que, nas últimas semanas, o número de corridas na Uber caiu em torno de 80% na comparação com o mesmo período do ano passado. Em reação, a companhia “turbinou” o Uber Eats e criou serviços de entrega como Uber Direct e Connect. No entanto, essas iniciativas não são suficientes para cobrir os estragos da crise.
“Como esperado, a companhia está analisando cada cenário possível para garantir que vamos chegar ao outro lado dessa crise em uma posição mais forte do que nunca”, disse um representante da Uber.
Aparentemente, foi essa movimentação que ceifou o cargo de Thuan Pham. Mas o pior está por vir: se os burburinhos estiverem certos, por volta de 5.400 funcionários podem perder seus empregos nos próximos dias, incluindo cerca de 800 que trabalham no departamento que Pham liderava.
A Uber demitiu 400 funcionários em julho e outros 435 em setembro de 2019. Se esses números impressionaram na época, imagine os de agora. Mas a contenção de gastos parece falar mais alto: a companhia pode economizar aproximadamente US$ 1 bilhão por ano em salários se realmente diminuir seu quadro atual de funcionários em 20%.
Com informações: TechCrunch, Fox Business.