VLC vai usar IA para gerar legendas e traduções automáticas em vídeos

VideoLAN foi à CES 2025 para fazer demonstrações de legendagem e traduções de vídeos no VLC geradas por IA em tempo real

Emerson Alecrim
• Atualizado hoje às 18:29
Resumo
  • O VLC deve começar a usar IA na reprodução de mídia para gerar legendas e traduções automáticas.
  • Todo o processo será feito localmente, no dispositivo do usuário, sem depender de servidores nas nuvens.
  • As novas funcionalidades são baseadas em modelos de IA de código aberto e foram demonstradas na CES 2025 pela VideoLAN, responsável pelo software.

Popular por ser gratuito, de código aberto e bastante funcional, o reprodutor de mídia VLC vai entrar na onda dos recursos baseados em inteligência artificial. A VideoLAN, organização responsável pela ferramenta, mostrou o player na CES 2025 gerando legendas e traduções automáticas com auxílio de IA.

As novas funcionalidades são baseadas em modelos de IA de código aberto. A parte mais interessante é que todo o trabalho de tradução ou legendagem é feito no computador ou dispositivo móvel do usuário, sem depender de servidores nas nuvens.

Ainda não há informações detalhadas sobre como os novos recursos funcionam, mas Jean-Baptiste Kempf, um dos principais desenvolvedores do VLC, explicou que o player será capaz de reconhecer falas, gerar as legendas correspondentes em tempo real e, se necessário, permitir que elas sejam traduzidas para mais de 100 idiomas.

Tudo dentro do próprio VLC

É curiosa a observação do Verge de que a legendagem baseada em IA do VLC vinha sendo desenvolvida com base em um plugin do Whisper, tecnologia de reconhecimento de voz da OpenAI, mas que as demonstrações feitas na CES 2025 mostravam esse trabalho sendo executado pelo próprio aplicativo.

De fato, Kempf fez questão de enfatizar que as novas funcionalidades serão executadas dentro do próprio reprodutor de mídia, sem depender de serviços externos:

O que é importante é isso [legendagem e tradução] ser executado em sua máquina localmente, de modo offline, sem depender de nenhum serviço nas nuvens. Tudo funciona diretamente dentro do executável.

Jean-Baptiste Kempf, desenvolvedor do VLC

Como as novas funcionalidades estão em desenvolvimento, ainda não há informação sobre data de liberação oficial. De todo modo, fica a torcida para que esses recursos não prejudiquem o desempenho geral do VLC.

Enquanto isso, os desenvolvedores do projeto comemoram um feito notável: a marca de 6 bilhões de downloads do player. Jean-Baptiste Kempf celebrou o fato de o número de usuários da ferramenta estar aumentando mesmo na era do streaming.

Vale destacar que o VLC está disponível gratuitamente para diversas plataformas, incluindo Windows, macOS, distribuições Linux (como Ubuntu e Fedora), Android e iOS.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.