Você já pode cadastrar seu email no WhatsApp para iPhone

Nova versão do WhatsApp para iOS libera autenticação por email, que servirá de alternativa ao SMS. Recurso vem sendo testado desde setembro.

Giovanni Santa Rosa
Por
WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp agora conta com uma nova forma de autenticação: o email. A versão mais recente do app para iPhone permite cadastrar um endereço eletrônico para receber o código de seis dígitos para login. Isso pode ser útil em situações em que o SMS não chega.

A novidade apareceu na versão 23.24.70 do WhatsApp para iOS e foi notada pelo site WABetaInfo. O registro de mudanças do aplicativo não fala nada sobre o recurso, mas várias pessoas que instalaram o update dizem ter conseguido cadastrar o email.

Como cadastrar seu email no WhatsApp

Se você quer saber se a opção está disponível para você, verifique se seu app está atualizado. O melhor jeito é abrir a App Store e ver se o botão “Atualizar” aparece. Se sim, toque nele para instalar o update.

Depois, abra o WhatsApp, vá até “Configurações” e, em seguida, “Conta”. A opção “Endereço de email” deverá estar no menu. Digite o endereço desejado e confirme o recebimento da mensagem.

Tela para cadastrar e-mail no WhatsApp
Tela para cadastrar email já aparece no WhatsApp para iPhone (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

Opção vem sendo testada desde setembro

As primeiras notícias sobre a autenticação por email surgiram em setembro de 2023. Na ocasião, a opção estava ainda em desenvolvimento, e não aparecia nem mesmo para usuários da versão beta.

No começo de novembro, o WhatsApp começou a liberar o recurso para usuários cadastrados no programa de testes do app para Android.

Agora, é a vez de usuários da versão estável do app para iOS terem acesso a essa forma de autenticação. Por enquanto, nada de Android, mas, como o recurso já estava sendo testado, parece ser só questão de tempo até todo mundo ter acesso a ele.

Vale dizer que, apesar de poder cadastrar um email para fazer login, ainda é necessário fornecer um número de telefone na hora de criar uma conta.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados