WhatsApp e Telegram se inspiram na concorrência para novos recursos de emoji

Telegram e WhatsApp se inspiram em apps como Discord, iMessage e Facebook Messenger para trazer reações a mensagens e animação de mais emojis

Pedro Knoth
Por

Reações a mensagens são incríveis. Por quê? Elas resolvem um problema muito frequente dos mensageiros e da comunicação à distância: a resposta simples de que você recebeu e concorda (ou discorda) de uma informação. Se inspirando em concorrentes como o Discord, iMessage, da Apple, e Google Messages, o WhatsApp e o Telegram devem lançar novos recursos para reagir a mensagens e animar emojis.

A reação a mensagens já é um dos principais atrativos de outros apps de conversas. Quando se trata de expandir esse recurso ao máximo, a primeira plataforma que vem a cabeça é o Discord. Com a opção gratuita, dá pra reagir com uma ampla seleção de emojis, inclusive os criados pelo próprio servidor.

Enquanto o WhatsApp planeja também trazer esse recurso a seu app — ele já é usado no Messenger do Facebook e do Instagram —, a empresa revelou que está trabalhando em um outro recurso: animar todos os emojis de coração.

Sim, uma atualização mais básica, mas que esboça um sorriso (pelo menos um que seja contido) dos fãs dos corações coloridos que você pode encontrar no app. No momento, a animação que simula o batimento só está presente no coração vermelho, em cor padrão.

Um vídeo do WABetaInfo mostra que o mensageiro vai levar a animação para outras versões dos emojis de coração — no iOS e no Android: amarelo (meu preferido), azul, branco, laranja, preto, roxo e verde. É um detalhe que dá um calorzinho no coração — ironicamente.

O recurso deve chegar em breve em novas atualizações do mensageiro. O WhatsApp ainda não especificou a versão do update que trará essa animação aos corações coloridos, mas ela já está presente no WhatsApp Web, para desktop.

Reação animada de emoji em mensagens no Telegram

Já o Telegram confirmou nesta quinta-feira (23) que está planejando incorporar reações a mensagens em seu aplicativo. O novo recurso foi revelado no subreddit do mensageiro. Segundo a postagem, a plataforma vai ganhar 11 reações diferentes para usuários expressarem como eles se sentem de verdade sobre uma informação.

São inúmeras reações que abrangem todo um espectro emocional e psicológico do usuário: das carinhas felizes, corações e emoji de balão de festa para quando a pessoa está feliz, ao emoji de vômito e pilha de cocô quando ela sente que aquela mensagem foi… desconfortável.

Para os administradores de grupos e canais do Telegram, será possível habilitar ou desabilitar a opção de reagir às mensagens, assim como limitar a seleção de emojis a ser utilizada. Já os usuários vão poder ver quem usou qual emoji para reagir, como no Discord.

Cada emoji terá sua própria animação quando for usado como uma reação. Quando o emoji de chamas é usado, por exemplo, o fogo sobe e emite uma fumaça. Por outro lado, o emoji de cocô joga “sujeira” pela tela, como se estivesse mirando na mensagem. A animação para o emoji de positivo são vários gestos iguais com cores de pele diferentes que são lançados.

Por enquanto, o recurso está presente apenas para a versão beta do Telegram para iOS, mas o mensageiro deve levar esse recurso para a beta do Android em breve. Um dos princípios da plataforma, afinal, é ter o mesmo formato em todos os sistemas operacionais relevantes.

Telegram não quer que usuários recebam spoilers

Recentemente, foi revelado que o Telegram está trabalhando em um recurso para esconder mensagens que contenham spoilers de filmes e séries.

A opção, no momento, também presente apenas na beta para iOS. Para o usuário, basta clicar na mensagem e segurar para selecionar todo o texto. A partir daí, aparecem as típicas opções de formatação, como itálico, negrito; mas agora é possível selecionar a opção “spoiler”.

Com essa opção, a mensagem é “desintegrada” em partículas e, ao clicar nela, o texto é revelado. O vazamento desse recurso apareceu em meio a um dos lançamentos mais aguardados do ano no cinema: Homem-Aranha, Sem Volta para Casa.

Spoilers sobre o filme já levaram o Reddit a banir um servidor inteiro dedicado a revelar os principais detalhes do enredo da trama. Pelo menos, o Telegram quer que você discuta com a consciência de que, se clicar, vai se arrepender.

Com informações: Android Police [1], [2]

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Pedro Knoth

Pedro Knoth

Ex-autor

Pedro Knoth é jornalista e cursa pós-graduação em jornalismo investigativo pelo IDP, de Brasília. Foi autor no Tecnoblog cobrindo assuntos relacionados à legislação, empresas de tecnologia, dados e finanças entre 2021 e 2022. É usuário ávido de iPhone e Mac, e também estuda Python.

Relacionados