WhatsApp esconde status “online” para levar mais privacidade aos usuários

Nova definição permite desativar o indicador "online" em conversas do mensageiro; a novidade já está sendo liberada no WhatsApp Beta

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 5 meses
Logotipo do WhatsApp
WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A espera acabou: o WhatsApp começou a distribuir a opção para ocultar o status “online” em conversas. O recurso, que permite o acesso às mensagens sem ninguém saber, deu as caras na versão experimental do mensageiro para Android. As informações foram reveladas pelo WABetaInfo nesta terça-feira (13).

A novidade foi oficializada em agosto durante a apresentação de novos recursos de privacidade. A definição é uma extensão das configurações do “visto por último”, pois permite limitar o status “online”. Assim, ninguém poderá saber quando você está utilizando o mensageiro.

Agora, a equipe do mensageiro começou a distribuir a atualização aos usuários. Segundo o site especializado, o recurso deu as caras para algumas pessoas com a versão 2.22.20.9 do WhatsApp Beta para Android. A função, no entanto, ainda não apareceu no aplicativo para iPhone (iOS).

Alteração é realizada pelas configurações do app

A habilitação da restrição ocorre pelas configurações do WhatsApp. Para ocultar o status, basta abrir as definições, acessar a página “Conta”, entrar no menu “Privacidade” e tocar em “Visto por último e online”. Depois, é só selecionar a opção “Mesmo que ‘visto por último'”.

Cabe ressaltar que o ajuste é um espelho do “visto por último”. Por isso, para ocultar o “online” para todos, será necessário limitar os dois indicadores. Os usuários também não terão acesso aos status dos demais usuários ao desativar os sinais.

Opção para ocultar o "online" chega ao WhatsApp Beta para Android (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)
Opção para ocultar o “online” chega ao WhatsApp Beta para Android (Imagem: Reprodução/WABetaInfo)

WhatsApp leva mais privacidade aos usuários

O incremento garante mais paz e tranquilidade aos usuários. Afinal, quem nunca foi bombardeado por inúmeras mensagens só de abrir o aplicativo? Esta realidade afeta, principalmente, usuários que utilizam a plataforma no trabalho, o que pode se tornar um incômodo para quem está buscando apenas uma mensagem.

A atualização ainda garante mais segurança aos usuários. Alguns apps espiões utilizam as informações do “visto por último” e “online” para monitorar o uso do celular no dia a dia. Assim, essas ferramentas perdem a efetividade pois estas informações não estarão mais disponíveis para qualquer pessoa.

A novidade, no entanto, ainda não está disponível a todos os usuários. Também não há previsão de lançamento do recurso na versão final do WhatsApp para Android e iOS.

Com informações: WABetaInfo

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados