WhatsApp prepara mais avisos para chats sem criptografia de ponta a ponta
Após anunciar ferramenta para empresas, WhatsApp trabalha para avisar sobre conversas que podem ser acessadas por terceiros
Após anunciar ferramenta para empresas, WhatsApp trabalha para avisar sobre conversas que podem ser acessadas por terceiros
O WhatsApp está trabalhando para informar sobre conversas que não tem criptografia de ponta a ponta. A decisão foi revelada pela empresa há alguns dias, mas, agora, novas imagens indicam que mais telas do aplicativo serão atualizadas para explicar que alguns chats com empresas podem ser acessados por terceiros.
Segundo o WABetaInfo, as mudanças foram encontradas na versão beta 2.20.205.6 para Android. Uma delas envolve a atualização do texto que aparece em Configurações > Conta > Segurança.
Hoje, a página sugere que o aplicativo protege todas as conversas com criptografia de ponta a ponta. Com a alteração, o texto vai especificar que somente as mensagens e chamadas com criptografia de ponta a ponta ficam restritas a você e a outra pessoa ou empresa.
Em alguns casos, o aplicativo também explicará que a conversa não possui um código de segurança, que indica a proteção com criptografia de ponta a ponta. Esse aviso será exibido quando o mensageiro identificar que a conversa tem a presença de outra plataforma entre cliente e empresa.
Isso acontece por conta dos planos do Facebook de oferecer a partir de 2021 um serviço para empresas administrarem mensagens. A ferramenta, que já é oferecida por outras plataformas pela API do WhatsApp Business, permitirá que marcas gerenciem as conversas em mais de um dispositivo para agilizar o atendimento.
Em seu site, a plataforma afirma que a criptografia de ponta a ponta em conversas com empresas só funciona se elas enviarem mensagens manualmente pelo WhatsApp Business ou se gerenciarem a API do aplicativo por conta própria. Caso elas utilizem plataformas de terceiros para gerenciar as mensagens, a criptografia de ponta a ponta deixa de ser oferecida.
“Algumas empresas poderão escolher o Facebook, empresa controladora do WhatsApp, para armazenar e responder a mensagens de clientes de maneira segura”, informa o mensageiro. “O Facebook não usará automaticamente suas mensagens para exibir os anúncios direcionados, mas as empresas poderão usar as conversas com você para fins de marketing, incluindo anúncios no Facebook”.