WhatsApp Status também ultrapassa Snapchat em número de usuários

Depois do Instagram Stories, é hora de outro clone desenvolvido pelo Facebook bater o Snapchat

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 9 meses
WhatsApp Status

Depois de ser ultrapassado pelo Instagram Stories, o Snapchat foi deixado para trás por outro aplicativo do Facebook: o WhatsApp. O aplicativo de mensagens anunciou na quarta-feira (3) que o recurso Status chegou a 175 milhões de usuários ativos por dia, mais que os 158 milhões divulgados pelo concorrente.

Como o WhatsApp tem 1,2 bilhão de usuários, isso significa que aproximadamente 15% da base já publica ou visualiza as histórias que seus contatos enviam. O TechCrunch nota que isso é um grande feito porque, além de ter sido lançado há apenas 10 semanas, o Status está em uma aba separada do WhatsApp — diferente do Instagram Stories, que praticamente grita na parte superior da tela para você tocar em uma história.

O WhatsApp Status funciona de maneira semelhante ao Snapchat e outros clones desenvolvidos pelo Facebook: você pode escolher uma foto ou vídeo, adicionar textos, adesivos ou rabiscos, e enviar a história para todos os seus contatos. Depois de 24 horas, o conteúdo desaparece automaticamente. Além do WhatsApp e do Instagram, o formato efêmero está no Messenger e no aplicativo principal do Facebook.

O anúncio veio junto com a divulgação do relatório financeiro do Facebook. No primeiro trimestre de 2017, a rede social chegou a 1,94 bilhão de usuários ativos por mês, contra 1,86 bilhão no período anterior — o que significa que a marca simbólica dos 2 bilhões está bem próxima. A empresa teve US$ 8,03 bilhões em receita, batendo as expectativas dos analistas, e lucro de US$ 3,06 bilhões.

A máquina de clonagem do Facebook está funcionando muito bem, obrigado — e os recentes problemas com notícias falsas e vídeos de violência definitivamente não estão freando o crescimento da empresa.

Relacionados

Escrito por

Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Temas populares