Windows 11 22H2 agora tem problemas com chips da AMD

Falha no Windows 11 22H2 faz com que jogos rodem com lentidão em computadores com processadores AMD Ryzen; fabricante de chips já está ciente

Bruno Gall De Blasi
Por
Windows 11

Windows 11 22H2 voltou a causar dores de cabeça. A atualização da Microsoft, que também é conhecida como Sun Valley 2, comprometeu o desempenho de computadores com chips da AMD. Este é mais um problema do update que impacta o uso de PCs com alguns processadores e placas de vídeo.

As queixas partiram de usuários com processadores AMD Ryzen 7000. De acordo com os relatos, a atualização trouxe gargalos no desempenho, fazendo com que os jogos fiquem lentos durante a reprodução. A causa, aparentemente, está relacionada a uma questão de compatibilidade com o novo CCD (Core Compute Die) da AMD.

Felizmente, a fabricante de chips já está ciente. A AMD informou que identificou algumas reclamações sobre o desempenho em jogos ao utilizar os seus processadores. O caso está em investigação, mas a companhia disse que não observou “uma diferença material no desempenho do jogo entre as versões do sistema operacional em vários cenários operacionais e títulos de jogos” até agora.

Na nota, a marca ainda afirmou que muitos fatores afetam o desempenho de jogos. “À medida que novas arquiteturas entram no mercado, muitas vezes observamos anomalias de desempenho que devem ser tratadas pelo fornecedor do componente ou pela editora do jogo”, disseram. Segundo a AMD, este não é um fenômeno novo e nem é inesperado.

“Como fizemos desde a introdução do Ryzen, quando essas anomalias de desempenho forem trazidas à tona, as usaremos para orientar nossos compromissos de parceiros com desenvolvedores de jogos e parceiros de hardware do ecossistema para implementar otimizações que eliminem as variações”, concluíram.

Chip Ryzen (imagem: divulgação/AMD)
Chip Ryzen (imagem: divulgação/AMD)

Sim, mais um problema no Windows 11 22H2

Esta não é a primeira vez que os usuários enfrentam problemas com a atualização. Em setembro, donos de computadores com placa de vídeo da Nvidia encararam lentidão em jogos. A falha atingiu diversos modelos, incluindo a GeForce GTX 1070 Ti e a GeForce RTX 3070.

“Tenho experimentado uma lentidão insana nos jogos. Meu uso de CPU em jogos caiu significativamente, em alguns de 80% para 5%”, relatou um usuário do Reddit na época. “Acabei de voltar para a última atualização e minha experiência no jogo é muito melhor. Eu recomendaria esperar a correção antes de atualizar.”

Além da AMD, os chips da Intel também foram vítimas do Windows 11 22H2. Por problemas com drivers de áudio, alguns computadores encararam uma tela azul após a instalação da nova versão do sistema operacional. A dor de cabeça foi tanta que a Microsoft chegou a bloquear a nova versão em alguns dispositivos.

O Windows 11 22H2 foi liberado no fim de setembro. Entre as novidades, estão as abas no Explorador de Arquivos, melhorias nas Sessões de Foco, entre outras. A atualização já está disponível aos usuários, mas eu só faria a instalação depois de confirmar que não haverá nenhum problema com o computador. Afinal, é melhor previnir do que remediar.

Com informações: Windows Latest

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados