Windows 11 atualiza partes da interface e tenta reduzir emissões de carbono
Nova versão do Windows Insider traz recurso que prioriza uso de energia renovável no Windows Update, visual atualizado para janela "Abrir com" e introduz o Smart App Control
Uma recente atualização liberada para testadores do Windows 11 introduziu um novo recurso que deverá ajudar a reduzir as emissões de carbono vinculadas ao consumo de energia de seu computador. Entre outras coisas, o update inclui novas animações no menu Inciar e para gestos touchscreen. O visual da janela “Abrir com” também recebeu um visual alinhado com o padrão do sistema operacional.
- Como desativar as atualizações automáticas do Windows 11
- Como iniciar o Windows 11 em modo de segurança
A Build 22567 do Windows 11 Insider foi adicionada ao Canal Dev na última quarta-feira (2), liberando a nova versão do sistema operacional para testadores. Em postagem, a Microsoft destacou a implementação de um novo recurso para o Windows Update que busca reduzir o uso de fontes de energia não-renováveis.
Windows Update vai priorizar uso de energia renovável
Na nova versão, o Windows tentará agendar instalações de atualizações em horários específicos do dia que podem resultar em emissões de carbono mais baixas. Anteriormente, o agendamento dinâmico do Windows Update tentava atualizar o sistema operacional em momentos em que você provavelmente não está usando seu computador.
“A maioria das redes elétricas é alimentada por múltiplas fontes, incluindo renováveis e combustíveis fósseis. Sempre que possível, o Windows 11 agora priorizará a instalação de atualizações em segundo plano nos momentos em que maiores quantidades de fontes de energia limpa (como eólica, solar e hídrica) estiverem disponíveis.”
Microsoft em postagem no blog do Windows Insider
Mesmo assim, os usuários sempre terão a liberdade de instalar manualmente as atualizações disponíveis quando quiserem na janela Windows Update do menu Configurações. Além disso, o novo recurso só será ativado quando o computador estiver conectado à fonte de energia e se houverem dados regionais da rede elétrica disponibilizados pelo eletricMap ou WattTime, parceiros da Microsoft.
Se as condições de ativação forem cumpridas, os usuários verão o seguinte texto na página de configurações do Windows Update:
Outras novidades da nova versão do Windows 11
Além do recurso ambiental, a Microsoft também trouxe mais novidades na Build 22567 do Windows Insider. A nova versão inclui um novo visual para a janela que surge ao selecionar a opção “Abrir com”.
A janela antiga trazia um design batido, que remete ainda ao Windows 8. Para alinhar sua aparência com o padrão visual presente no Windows 11, a Microsoft retrabalhou a janela.
Também foram implementadas novas animações para telas touchscreen. “Estamos atualizando os gestos de toque com vários dedos para incluir animações responsivas e deliciosas que seguem seu dedo”, disse a Microsoft.
O menu Iniciar também recebeu uma pequena atualização. Agora, ao mover um ícone de aplicativo sobre outro, haverá uma pequena animação para indicar que a ação resultará na criação de uma nova pasta.
Outra novidade destacada na nova versão do Windows 11 é o chamado Smart App Control, ou SAC. Trata-se de um recurso de segurança que oferece “proteção aprimorada contra aplicativos não confiáveis”. Assim, programas suspeitos ou “potencialmente perigosos” serão automaticamente bloqueados.
Atualmente, o Smart App Control só será ativado em instalações limpas da nova versão do Insider. Além disso, A Microsoft ainda não sabe se a ferramenta de segurança vai “atrapalhar muito” sua experiência. Por isso, o SAC será automaticamente desligado se o Windows entender que o recurso está sendo ativado frequentemente e consequentemente incomodando o usuário.
Com informações: Microsoft
Leia | Como desativar as atualizações automáticas do Windows 11