Windows 11 pode ganhar versão atualizada do visual Aero Glass do Windows 7
Novo visual para janelas no Windows 11 traz outro material translúcido com efeito blur, semelhante ao “efeito vidro” do Windows Aero
Novo visual para janelas no Windows 11 traz outro material translúcido com efeito blur, semelhante ao “efeito vidro” do Windows Aero
A reformulação visual é o grande chamariz do Windows 11, mas o lançamento em outubro foi apenas o início de um novo ciclo de mudanças. A Microsoft ainda está trabalhando em diversos ajustes na interface do sistema operacional — um deles traz uma espécie de atualização para o design Aero Glass presente no Windows 7.
Para quem não lembra, a linguagem Windows Aero do Windows 7 (apresentada no Vista) trazia como característica marcante o efeito “tipo vidro” das bordas de janelas. O nome Aero vinha de “Authentic, Energetic, Reflective e Open” — “Autêntico, Enérgico, Reflexivo e Aberto”, em tradução livre).
Como reporta o Windows Latest, que testou o novo visual do Windows 11 por meio de uma ferramenta de demonstração disponível no GitHub, no Fluent Design do novo OS temos o “Mica”, que traz novamente uma aparência que lembra vidro, com efeito translúcido e um blur carregado. Com esse design, algumas cores mais proeminentes do papel de parede do PC ficam levemente visíveis através da janela.
O nome faz sentido: com Mica, a Microsoft deixa o visual baseado em um polímero sintético para proporcionar ao usuário uma experiência mais refinada, que faz referência a um grupo de minerais de aparência brilhante.
Algumas configurações vistas no modo Acrílico são mantidas, como a redução da transparência quando o computador entra em modo de economia de energia ou quando o sistema detecta algum tipo de lentidão ao lidar com as tarefas. Ainda de acordo com o Windows Latest, a visualização do Mica tende a entregar uma transição mais rápida.
A visualização, no entanto, ainda não está disponível em todos os apps modernos do Windows 11 — o que deve ser apenas uma questão de tempo até que a Microsoft realize as implementações necessárias.
Além de Mica e Acrílico, a Microsoft também estaria trabalhando em outra visualização com o material “Tabbed” (tabulado).
Ainda não há muitos detalhes sobre ele em uso, mas ao que tudo indica trata-se de uma versão mais escura do Mica, que aparenta ficar especialmente boa com o luxuoso tema escuro do Windows 11.
Até o momento, não há informações sobre quando a empresa vai disponibilizar o novo material para o usuário final em sua plataforma.
Com informações: Windows Latest