Windows 11 prepara dois avisos para quem instalou sistema em PC incompatível
Ainda em testes, novas notificações do Windows 11 informam que computador não atende aos requisitos mínimos do sistema operacional
Ainda em testes, novas notificações do Windows 11 informam que computador não atende aos requisitos mínimos do sistema operacional
A Microsoft está testando notificações para instalações do Windows 11 em computadores incompatíveis. Ao todo, dois avisos estão sendo preparados para serem exibidos na área de trabalho e nas configurações caso o PC não atenda aos requisitos mínimos do sistema operacional. Os alertas ainda não estão disponíveis para todos os usuários e não têm previsão de lançamento em versões estáveis.
Os avisos deram as caras em compilações experimentais do software. Segundo o The Verge nesta terça-feira (22), o sistema passou a exibir uma marca d’água com o aviso “requisitos do sistema não atendidos” no canto inferior da área de trabalho. A notificação ainda informa a versão e o número de compilação do software.
O outro aviso aparece nas configurações do Windows. Ao acessar a aba “Sistema”, a mesma mensagem surge abaixo do nome do computador. Ao lado, há o link “Saiba mais”, que deve redirecionar o usuário a uma página de suporte que informa os requisitos mínimos para instalar a nova versão do sistema operacional da Microsoft.
O aviso reacende uma das maiores polêmicas do Windows 11: os requisitos mínimos. No anúncio da atualização em junho de 2021, a Microsoft informou a incompatibilidade com processadores da Intel e da AMD lançados antes de 2017. Além disso, o sistema passou a exigir o Trusted Platform Module 2.0 (TPM), um módulo de segurança que não está presente nem mesmo em todos os computadores mais novos.
Não por acaso, a lista deu o que falar nos últimos meses. No começo de agosto de 2021, por exemplo, um pedido no centro de feedbacks do sistema operacional para remover o requisito do TPM para determinar a elegibilidade do Windows 11 reuniu quase 7 mil votos. Depois, a Microsoft liberou a nova versão do sistema operacional em PCs com processadores “antigos” e sem o chip de segurança.
Felizmente, a Microsoft amenizou a lista de exigências desde o anúncio do Windows 11. Ainda assim, como observado pelo The Verge, a companhia não deve aplicar nenhuma restrição a computadores sem suporte ao sistema apesar da nova notificação. Todavia, é preciso aguardar novas versões para saber se o aviso será levado, de fato, a todos os usuários.
Confira os requisitos mínimos do Windows 11, segundo uma página de suporte a Microsoft acessada nesta terça-feira (22):
Com informações: The Verge
{{ excerpt | truncatewords: 55 }}
{% endif %}