Ferramenta deixa você rodar qualquer aplicativo ARM no Windows RT

Windows RT Jailbreak Tool burla limitação imposta pela Microsoft

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas

Uma das limitações do Windows RT é que, apesar de possuir aplicativos da área de trabalho clássica, como a Calculadora, o Paint e o Prompt de Comando, você não pode instalar aplicativos legados, de fora da Windows Store, mesmo que eles tenham sido compilados para ARM. Ou melhor, não podia: um usuário do XDA Developers liberou ontem uma ferramenta que permite rodar qualquer aplicativo ARM em tablets com Windows RT.

A ferramenta se aproveita de uma vulnerabilidade no kernel do Windows RT descoberta recentemente por um pesquisador conhecido como clrokr, burlando a limitação do sistema de rodar apenas aplicativos desenvolvidos e assinados pela Microsoft. A explicação estava disponível desde o dia 6, mas é bem complexa para a maioria dos usuários. O Windows RT Jailbreak Tool automatiza esse processo.

Aplicativos mais complexos agora podem rodar no Windows RT, desde que eles sejam recompilados para ARM
Aplicativos mais complexos agora podem rodar no Windows RT, desde que eles sejam recompilados para ARM

Há limitações, no entanto: como os tablets com Windows RT normalmente possuem Secure Boot, não é possível remover a limitação permanentemente. Isso significa que, se você reiniciar a máquina, será necessário rodar o exploit novamente para conseguir executar aplicativos não assinados. E vale lembrar que o Windows RT vai rodar apenas aplicativos compilados para ARM: os programas x86, que você usa no Windows 8 e edições anteriores, não serão executados.

Vários aplicativos já foram recompilados para ARM, como o PuTTY, um cliente de SSH; o Notepad++, ótimo editor de texto; o compactador de arquivos 7-Zip; e o TightVNC, aplicativo e servidor de área de trabalho remota. Até o Bochs, um emulador de x86, foi portado, permitindo que você execute uma máquina virtual dentro do seu tablet com Windows RT. A lista completa de aplicativos portados (e os links para download) está neste tópico.

Mais detalhes sobre o Windows RT Jailbreak Tool estão disponíveis no XDA Developers. Vale lembrar que a Microsoft ainda pode corrigir a falha e a ferramenta pode causar telas azuis da morte em determinados casos.

Com informações: The Next Web.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados