Xiaomi Mi A3 recebe atualização errada que bloqueia dual chip

Atualização para usuários mexicanos do Xiaomi Mi A3 foi liberada como se fosse global, causando uma série de problemas

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 9 meses
Xiaomi Mi A3 (Imagem: divulgação/Xiaomi)
Xiaomi Mi A3

Se eu acreditasse em maldições, diria que a linha Xiaomi Mi A3 está sendo alvo de uma. Começou com um atraso de meses para a liberação do update com a versão estável do Android 10. Agora, há usuários relatando que uma atualização recente para o modelo faz apenas um SIM card funcionar.

Tudo indica que o problema está sendo causado por um engano na liberação do pacote de atualização (que, aliás, tem 1,4 GB de tamanho), não por uma falha no sistema operacional em si.

De acordo com relatos encontrados em redes sociais, como a do usuário Dakshit Shah no Twitter, o update faz o Xiaomi Mi A3 se comportar de maneira estranha após a conclusão do procedimento.

Em alguns casos, o idioma do sistema operacional passou a ser o espanhol. Além disso, durante a reinicialização, o aparelho pode exibir o logotipo da operadora mexicana Telcel. Aplicativos associados à operadora (como Mi Telcel e Claro Música) também podem aparecer no sistema.

Mas o maior problema é o que envolve os chips. Como você deve saber, o Xiaomi Mi A3 suporta dois SIM cards, mas a atualização desativa um deles.

Você já deve ter imaginado o que aconteceu. Aparentemente, a Xiaomi liberou como global uma atualização para o Mi A3 que deveria ser regional, isto é, direcionada aos usuários do aparelho que são clientes da Telcel: o update correto é identificado como v11.0.3.0.QFQMIXM; o pacote específico para o mercado mexicano, como v11.0.3.0.QFQMXTC.

Para quem não atualizou o Mi A3, a recomendação é óbvia: verificar cuidadosamente qual a versão do pacote que foi liberada para o seu dispositivo antes de seguir com o procedimento.

Para quem acabou sendo “vítima” do problema, aguardar é a melhor opção: ao XDA Developers, a Xiaomi reconheceu a falha e prometeu para breve uma solução que reverte o update.

Benzer o seu Mi A3 também parece ser uma boa ideia.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Temas populares