Semana passada um rumor aqueceu as discussões lá na Comunidade do Tecnoblog: a Apple estaria cogitando não enviar mais os carregadores nas caixas dos aparelhos. Alguns dias depois, surgiu outro rumor, falando o mesmo sobre a Samsung.

Essa medida teria como objetivo reduzir a quantidade de lixo eletrônico, além de cortar custos, para compensar a adição de chips de 5G nos smartphones. Será que faz sentido?

No segundo bloco imaginamos os novos MacBooks (com processadores ARM ligados em cluster) e explicamos a treta que rolou entre fintechs e a Caixa Econômica Federal. Dá o play e vem com a gente!

Participantes

Oferecimento: Unisinos

O mundo inteiro está num momento diferente e todos precisam repensar suas vidas em sociedade. O recado desse Tecnocast é da Unisinos, de onde estão saindo diversos projetos de pesquisa para essa nova realidade. Os projetos que a Unisinos compartilhou com a gente foram feitos por cinco estudantes do curso de Fisioterapia. Elas usaram canos de PVC para facilitar o dia a dia de quem mais precisa.

A Mayara, a Nathália, a Bruna e a Martina foram pelo caminho da tecnologia assistiva: elas criaram andadores infantis e o mais legal é que fizeram um tutorial ensinando outras pessoas a montarem seus próprios andadores em casa. Esse projeto pode auxiliar no desenvolvimento motor de crianças com atraso na aquisição da caminhada, mas o mais importante nesse tempo de isolamento social é que as famílias podem se beneficiar da ideia e estimular as crianças com a ajuda de um acompanhamento remoto, sem sair de casa.

Tem também o projeto da Hyngrid. Na disciplina de Biomecânica de Órteses e Próteses, ela construiu um dispenser para álcool em gel que pode ser acionado com o pé. O dispenser pode ser transportado para qualquer lugar, inclusive em ambientes externos, e evita a contaminação pelo manuseio, já que as pessoas não precisam tocar em nada. E os dois projetos ficarão à disposição dos estudantes da Unisinos para que sejam usados nas atividades de ensino e serviço.

Então, se você também gosta de desafios e de pensar em meios para melhorar a nossa vida em sociedade, saiba que a Unisinos está com o processo seletivo aberto para cursos de graduação.

Assine o Tecnocast

Edição e sonorização

Este Tecnocast foi editado pela Maremoto.

Arte da capa

Arte da capa por Leandro Massai.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thiago Mobilon

Thiago Mobilon

Founder & CEO

Começou a empreender aos 18 anos, fazendo manutenção de computadores e artes gráficas. Criou o Tecnoblog para ser uma espécie de laboratório, onde contaria as suas experiências com eletrônicos e, de quebra, poderia aprender sobre programação e servidores. No entanto o site cresceu rapidamente, se transformando em uma empresa de mídia digital.

Canal Exclusivo

Relacionados