YouTube testa ferramenta para ir direto à parte mais importante de um vídeo

Ainda em fase experimental, Jump Ahead combina inteligência artificial e dados de audiência para identificar trechos mais relevantes

Giovanni Santa Rosa
Por
YouTube
YouTube vem testando IA para tentar facilitar navegação (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O YouTube está avaliando uma ferramenta que usa inteligência artificial para pular direto para as partes mais relevantes dos vídeos, sem precisar ficar procurando manualmente. Chamada “Jump Ahead” (“passe adiante”, em tradução livre), ela usa dados das visualizações para encontrar os melhores trechos e cria um botão para ir ao que é mais interessante.

O Jump Ahead altera um recurso bem conhecido do app para YouTube. Atualmente, você pode dar dois toques na parte direita do vídeo para adiantá-lo dez segundos. Com a novidade, este mesmo comando mostrará um botão. Ao tocar nele, o aplicativo vai direto para a parte mais vista por outros usuários. No entanto, nem todo vídeo é compatível com o recurso, por enquanto.

App do YouTube para Android
Jump Ahead só funciona no app para Android por enquanto (Imagem: Emerson Alecrim / Tecnoblog)

Os testes do Jump Ahead começaram no fim de março com um número limitado de usuários, mas agora estão disponíveis para todos os assinantes do YouTube Premium nos Estados Unidos. Além disso, a ferramenta só funciona no app para Android e nos vídeos em inglês.

Como ainda é um experimento, é necessário ativá-lo na página “Laboratórios” da plataforma de vídeos. Os testes têm data para terminar: 1º de junho. O YouTube pode lançar o recurso oficialmente ou prolongar o período de ensaios.

YouTube está testando IA para facilitar navegação

Como a inteligência artificial é a bola da vez na tecnologia, o YouTube também está vendo como agregar a tecnologia à sua plataforma. Até agora, algumas ferramentas com IA foram testadas para melhorar a navegação e o acesso às informações.

Um destes testes traz um chatbot para resumir informações sobre um vídeo específico e responder a perguntas sobre ele. Outro experimento cria um resumo automático do que está sendo discutido na seção de comentários.

Para os criadores de conteúdo, o YouTube quer usar a IA para recomendações de música, dublagem automática, insights a partir de dados e geração de imagens de fundo.

Com informações: Android Authority

Relacionados