YouTube melhora exibição de vídeos verticais no smartphone
O YouTube aproveitou a conferência VidCon para anunciar algumas novidades na plataforma. Entre elas, o app para smartphones vai se adaptar melhor ao exibir vídeos de diferentes tamanhos.
Há alguns anos, o YouTube aprendeu a exibir em tela cheia os vídeos gravados na vertical; no entanto, eles continuam bem pequenos quando dividem espaço com os comentários e conteúdo relacionado.
Por isso, o app para iPhone e Android será atualizado “nas próximas semanas” para se adaptar dinamicamente ao tamanho do vídeo. Se ele foi gravado na vertical, ou se tiver um formato quadrado, ele vai preencher melhor a tela, como demonstra esse GIF:
Talvez você não seja fã de vídeos gravados na vertical, mas eles se tornaram onipresentes devido à popularização de serviços como Snapchat e Instagram Stories, que estimulam esse formato para que o usuário não precise girar o smartphone. Só restava ao YouTube se adaptar a essa realidade, e eles estão fazendo isso.
Os usuários da plataforma passam, em média, uma hora por dia assistindo vídeos no smartphone. São 1,5 bilhão de usuários mensais no total, segundo a CEO Susan Wojcicki.
VR180 e mais
O YouTube também revelou um novo formato chamado VR180, que permite criar vídeos de 180 graus. É uma ideia que faz bastante sentido: segundo a empresa, 75% dos usuários que assistem vídeos de 360 graus só olham para o quadrante na frente deles.
Com o VR180, é possível criar vídeos 3D imersivos com tamanhos de arquivo menores, o que pode facilitar streamings ao vivo; e não será necessário esconder o cineasta que está produzindo as imagens (em vídeos 360°, eles ficam atrás de objetos).
Para estimular este novo formato, o YouTube fez parceria com as fabricantes Lenovo, LG e Yi para criar novas câmeras VR180 que custarão cerca de US$ 200.
Também será possível compartilhar e comentar vídeos dentro do próprio app. Isso basicamente transforma o YouTube em um aplicativo de mensagens. O recurso vem sendo testado entre alguns usuários, e será lançado para toda a América Latina nas próximas semanas, e nos EUA “em breve”.
Além disso, a empresa anunciou que está preparando 12 séries originais para o YouTube Red, serviço de assinatura disponível nos EUA. E o YouTube TV, que oferece canais de TV a cabo para americanos, será expandido para mais dez cidades.
Com informações: YouTube, TechCrunch, VentureBeat.