Como ativar verificação em duas etapas da Apple ID

Verificação em duas etapas da Apple ID garante mais segurança ao seu iCloud; saiba como ativar no seu iPhone

Bruno Gall De Blasi
• Atualizado há 1 ano e 9 meses

A verificação em duas etapas da Apple é uma solução que promete mais proteção a serviços digitais, como emails, redes sociais e afins. Com o recurso, é possível adicionar uma camada de segurança em sua Apple ID para impedir acessos indesejados à conta e até evitar que destravem seu iPhone bloqueado pelo iCloud após furto ou roubo.

Ative a verificação em duas etapas da Apple ID

A verificação em duas etapas pode ser ativada por um iPhone, iPad ou iPod touch. Nesse caso, ela está disponível para todos os usuários com iOS a partir do iOS 9.

A ativação deve ser realizada da seguinte forma:

  1. Abra as configurações do iOS, em “Ajustes”;
  2. Acesse as configurações de sua ID Apple no topo da página inicial das configurações;
  3. Vá em “Senha e Segurança”;
  4. Toque em “Ativar a autenticação de dois fatores” e responda às perguntas de segurança caso seja necessário;
  5. Coloque seu número de telefone com o DDD, escolha uma opção para receber o código de verificação e toque em “Próximo”;
  6. Digite o código de verificação quando recebê-lo e avance.

Você também pode ativar a autenticação em duas etapas para iniciar sessão em sua Apple ID pelo Mac. Neste caso, é preciso ter um computador com OS X El Captain ou superior e realizar um procedimento similar ao que foi demonstrado anteriormente:

  1. Vá em “Preferências do Sistema”, no menuzinho da maçã;
  2. Clique na opção “ID Apple”;
    Saiba como ativar a verificação em duas etapas da Apple ID
  3. Acesse a opção “Senha e segurança” na lateral esquerda;
  4. Depois, clique na opção para ativar o recurso e preencha as informações conforme for solicitado.

Tudo pronto!

A partir desse momento, será obrigatório digitar um código que será enviado via SMS ou notificação em dispositivos da Apple para que consiga acessar sua conta.

Vale lembrar que o código da autenticação em duas etapas é pessoal e intransferível. Sendo assim, jamais compartilhe os seis dígitos com terceiros, especialmente quando for solicitado após algum dispositivo ter sido furtado, perdido ou roubado — pode ser uma tentativa de golpe para desbloqueá-lo.

Relacionados

Escrito por

Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.