Como atualizar seu cadastro no Caixa Tem

É possível atualizar seu cadastro no Caixa Tem em poucos passos; processo é totalmente seguro e minimiza os riscos de fraude

Janaína Dantas
Por

O Caixa Tem, criado em 2020 para atender beneficiários do Auxílio Emergencial, oferece serviços como poupança, pagamento de contas, transferências e empréstimos. No entanto, para ter acesso a essas funções sem limites de movimentação ou saldo, é necessário atualizar seu cadastro.

Caixa Tem (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Caixa Tem (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A carteira de trabalho é aceita como um documento de identidade em território nacional. No entanto, a tela de atualização cadastral do Caixa Tem pede para que o usuário esteja com RG ou CNH em mãos. O Tecnoblog entrou em contato com a assessoria de imprensa da Caixa Econômica Federal, mas ainda não houve um retorno sobre o uso de outros documentos para atualizar o cadastro pelo celular.

Tempo necessário: 7 minutos.

A atualização cadastral é gratuita e feita em poucos passos, porém é necessário estar conectado à internet. Para adiantar o processo, tenha em mãos algum documento de identificação (RG ou CNH).

  1. Faça login

    Abra o app e faça login com CPF e senha ou biometria;

  2. Vá em “Atualize seu cadastro”

    No menu inicial, procure pela opção “Atualize seu cadastro” e clique nela; se estiver com os documentos em mãos, toque em “Entendi, vamos começar”, na próxima tela;Setas indicando o caminho de como atualizar o cadastro no Caixa Tem

  3. Confirme seus dados territoriais

    O app mostrará primeiro seu endereço; se estiver atualizado, clique em “Sim, está correto”, se você se mudou ou se tem algum dado errado, vá em “Meu endereço mudou”. Na próxima tela, informe se nasceu no Brasil ou não e clique em “Próximo”;Dados territorias que devem ser confirmados na atualização cadastral

  4. Preencha suas informações de renda

    Clique em “Entendi, vamos lá” para responder as questões sobre renda e patrimônio; será necessário informar a fonte de renda, valor, há quanto tempo você ganha isso, profissão e patrimônio — sempre que preencher um questionário, clique em “Próximo” para ir para outra tela.Como informar os dados de renda

  5. Confirme os dados preenchidos

    Confira com atenção se todas as informações estão corretas; se não tiver nenhum erro, clique em “Confirmar”;Conformar os dados de cadastro no Caixa Tem

  6. Valide o cadastro com um documento

    Clique em “Continuar”, escolha qual documento será enviado e depois em “Continuar” novamente; siga as instruções das próximas telas para envio das imagens.Validação de cadastro com documentos

Depois de atualizar o seu cadastro, o Caixa Tem desbloqueia o acesso aos recursos da conta em até 48 horas. É só ficar de olho nas notificações enviadas pelo app ou e-mail. Caso isso não aconteça, vá até a uma agência e peça para autorizarem o seu dispositivo.

É obrigatório atualizar meu cadastro?

Não é obrigatório, porém a atualização cadastral traz mais segurança para a sua conta. Além disso, depois do processo você migra de Poupança Social Digital para Poupança Digital Caixa. Essa última tem algumas vantagens adicionais como contratação de seguro, cartão de crédito e empréstimo.

O que fazer se o número cadastrado estiver errado?

Se o número usado para receber o código de acesso estiver errado, será necessário ir até a uma agência da Caixa, portando seus documentos, e pedir a alteração do telefone no seu cadastro do Caixa Tem.

O que fazer se meu aplicativo travar na hora de atualizar?

Assim como acontece no erro 403 Forbidden, o app pode estar travando devido a permissões insuficientes, problemas no cache ou falha na internet. O usuário deve checar essas configurações. Se o problema persistir, entrar em contato com a Caixa no número 4004-0104, para as regiões metropolitanas, ou pelo telefone 0800 104 0104, para as demais localidades.

Por que o aplicativo não atende aos comandos quando aperto em alguns botões?

Se você clicar em algumas opções como “Mostrar saldo”, “Pagar na maquininha”, “Cartão de débito virtual” e nada acontecer, é hora de procurar uma agência da Caixa também. Só no atendimento presencial será possível detectar o motivo do impedimento e solicitar uma regularização.

Com informações: Caixa

Janaína Dantas

Analista de conteúdo

Janaína Dantas é jornalista formada pela Fapcom e fala sobre tecnologia desde 2019. Antes de ser analista de conteúdo no Tecnoblog, escreveu no Startupi e cobriu eventos sobre startups, inovação e empreendedorismo. Já atuou na área de comunicação de uma ONG e hoje faz trabalhos voluntários para democratizar o acesso à informação.

Relacionados

Relacionados