Como configurar o Facebook para excluir sua conta se você morrer

Facebook permite deixar o controle da sua conta com alguém, transformar o perfil em um memorial ou excluir se você morrer

Lucas Lima
• Atualizado há 1 ano e 10 meses

Chegará uma hora que o Facebook poderá ter mais perfis de pessoas mortas que de vivas. Para dar uma finalidade ao perfil de alguém que morreu, o Facebook permite excluir o perfil ou transformá-lo em um memorial, mas é preciso configurar isso antes da hora chegar. Pode parecer um pouco mórbido, mas vale a pena pensar nisso.

Como configurar o perfil para excluir sua conta no Facebook se você morrer

O Facebook permite que o usuário configure o perfil para ser excluído caso alguém entre em contato com a rede social e informe a plataforma sobre o falecimento.

  1. No Facebook, clique na seta para baixo, no canto inferior direito;
  2. Acesse “Configurações e privacidade” e depois selecione “Configurações”;
  3. Em “Geral”, clique em Editar na seção “Configurações de transformação em memorial”;
    Caminho para transformar perfil em memorial quando usuário morrer
  4. Clique em “Solicite que sua conta seja excluída depois que você falecer”.

Nessas configurações ainda é possível alguns herdeiros para gerenciar a conta após o falecimento. Lembre-se de avisar a pessoa sobre a configuração e que ela precisará avisar o Facebook quando você morrer, caso contrário, o perfil ainda continuará ativo.

A pessoa já morreu? Veja o que você pode fazer por ela:

Diferente do Google, que permite configurar para que o perfil seja excluído após um período de inatividade, o Facebook precisa que alguém o avise sobre o falecimento de uma pessoa.

Quando alguém avisar a plataforma, existem três opções do que pode acontecer:

  1. O perfil se tornará uma página de memorial, mantendo todos os antigos posts;
  2. O controle será dado a um perfil herdeiro, que deve ser configurado antes;
  3. A conta e todo o conteúdo será excluída.

Para informar o Facebook sobre a morte de alguém, basta acessar a página de solicitação de memorial e informar o nome (perfil) e data de falecimento.

Existe a possibilidade de encaminhar um documento como a Certidão de Óbito para agilizar o processo, mas isso é opcional.

Relacionados

Escrito por

Lucas Lima

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.