Como instalar o Windows 7 pelo pendrive bootável

Saiba como instalar o Windows 7 pelo pendrive bootável; a dica vale para qualquer versão ISO do Windows

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses

Com a popularização de notebooks sem drive de CD/DVD, surgiu uma nova necessidade: instalar sistemas operacionais sem depender do uso de mídias físicas em disco, já que elas não poderiam ser lidas nos computadores mais finos e supercompactos. Como todos eles têm ao menos uma porta USB sobrando, esse virou o método preferido. Saiba como instalar o Windows 7 pelo pendrive bootável.

O tutorial abaixo vai explicar o passo a passo de como realizar essa façanha nada complicada. Embora o alvo mesmo sejam os usuários sem drive de CD, os procedimentos a seguir podem ser usados por qualquer pessoa em qualquer computador que tenha a capacidade de fazer boot usando as suas portas USB.

A dica vale para Windows XP, Windows Vista, Windows7 e vários outros. A lista completa aparece mais abaixo, no print do menu do programa.

O que você vai precisar:

  • pen drive USB com pelo menos 4GB;
  • CD ou DVD de instalação do seu sistema operacional escolhido (Windows XP*, Windows Vista ou Windows 7 etc);
  • O programa Novicorp WinToFlash, cujo download é gratuito;
  • Um computador que já tenha alguma versão do Windows rodando (o que você está usando para ler esse artigo deve servir).

Dica:

Em vez de recuperar um Windows 7 antigo, você pode baixar o Windows 10 de graça.

Como instalar o Windows 7 pelo pendrive

  1. Baixe e descompacte o WinToFlash. Ele não vai criar uma pasta a menos que você configure isso na hora da extração. Portanto, crie uma pasta antes e evite que os ícones do programa fiquem voando soltos pela sua área de trabalho
  2. Insira o CD/DVD do sistema operacional no drive e execute o WinToFlash. Ele vai oferecer duas opções: Setup Wizard (simples) e uma avançada;
  3. Se você não é um usuário experiente, vá pela simples, pois com ela não há como dar errado. A parte mais complicada do processo consiste em clicar no botão Next várias vezes. O programa vai perguntar qual o é o drive do CD/DVD e qual é o drive do pendrive USB.
  4. Depois disso, ele deverá detectar qual é o CD e qual detectar qual o sistema no disco e mostrar a EULA (Termos de Uso) do sistema que deve ser aceita para prosseguir. Depois desse passo, o processo de configuração (formatação e cópia dos arquivos do CD/DVD) do pendrive USB será iniciado;
  5. Caso você opte pelo modo avançado, o programa oferece algumas opções extras, como a instalação de um Windows PE (Pre-Installed Environment), criação de um pendrive USB de boot de emergência (para quando acontecem erros como Falta NTLDR, por exemplo) entre outras opções (bastante úteis por sinal);
  6. Uma vez que o sistema esteja no pendrive, vá para o computador no qual ele será instalado. Ao ligá-lo, entre no setup da BIOS. A tecla necessária para abrir o setup varia de fabricante para fabricante, mas normalmente é uma das três: DEL, F2 ou F9. Só para garantir, aperte todas;
  7. Uma vez na BIOS, encontre a sessão de Boot e coloque o Removable USB Disk como a primeira opção. Isso vai fazer com que o computador busque os arquivos de instalação ou boot em alguma das portas USB. Salve as configurações e saia do Setup.
  8. Insira o pendrive logo depois de sair do Setup. A tela de instalação deverá aparecer. Caso você tenha optado por instalar o Windows XP, a tela que deverá aparecer é a seguinte:
  9. Selecione a primeira opção e instale os arquivos iniciais. Quando o programa de instalação reiniciar a máquina, selecione a segunda opção e continue instalando.
  10. Vá tomar uma Coca-Cola enquanto o Windows (ou o sistema de sua preferência) termina de ser instalado. 😛

Observações

Esteja atento:

  • Algumas vezes, ao tentar instalar o Windows XP SP2, dei de cara com o aviso “Erro/Disco Pressione qualquer tecla para reinicar”. Mas funcionou sem problemas com arquivos do Windows Vista e 7. Ainda não está claro qual a origem desse erro, mas investigarei mais a fundo e atualizarei esse post com a resposta.
  • Não recomendo usar uma ISO de instalação montada em um driver de CD virtual para criar o pendrive. Aumenta a chance de erros durante a cópia.
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 7 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados