Como não cair no golpe do WhatsApp que mira usuários da OLX

Entenda como atuam os golpistas que miram em vendedores dos sites OLX, ZAP e Mercado Livre, para roubar contas do WhatsApp

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
geralt / WhatsApp / Pixabay / como salvar áudio do whatsapp no iphone

Um golpe contra usuários do WhatsApp, aplicado através de sites de venda como OLX e Mercado Livre, usa engenharia social para roubar a conta do mensageiro instantâneo das vítimas, sem nenhum tipo de malware. Entenda como funciona e saiba se proteger.

Como é o golpe do WhatsApp, OLX e ZAP

O golpe em si é bastante simples, se tratando apenas da boa e velha engenharia social. Em geral, os golpistas se aproveitam da ingenuidade e distração da vítima e a fazem fornecer dados pessoais por livre vontade (claro, ela está sendo enganada). Não utilizam nenhum método de invasão, malware ou coisas desse tipo.

O golpe funciona em três etapas

1) os golpistas monitoram os sites de venda como OLX, ZAP e Mercado Livre e entram em contato com um vendedor que possa vir a ser um alvo em potencial. 2) através dos dados do anúncio, conseguem o número de celular da vítima e consequente o de seu perfil no WhatsApp. 3) Depois, enviam uma mensagem como se fosse uma comunicação do site de vendas (sim, tentam se passar pelo OLX e pelo Mercado Livre).

Verificação do Anúncio Ativo

O texto pode variar. Mas, em geral, é uma mensagem informando de irregularidades em um anúncio com o título “Verificação do Anúncio Ativo”. O golpista informa que enviará uma mensagem SMS com um código, que ele deve digitar pelo WhatsApp como forma de confirmação do processo e “regularização” seu anúncio na plataforma.

Golpe do WhatsApp / whatsapp olx

Onde está o erro?

O código enviado, na verdade, é o PIN de autenticação do WhatsApp. O golpista está tentando roubar a conta para usar em outro aparelho. Ao fazer o login com o número de telefone (que ele já tem), o WhatsApp envia para o dono do chip um SMS com o número de autenticação que é legítimo. Ao ter acesso a esse número, o falsário consegue fazer login na conta da vítima usando o seu próprio celular e rouba a conta.

Agora, se passando pelo dono da conta que roubou, o golpista troca mensagens com o maior número de contatos da vítima possível, pedindo empréstimos em dinheiro para “emergências”. Aqui, ele fornece contas de laranjas onde o incauto é incentivado a depositar valores, acreditando que está ajudando um amigo que precisa de dinheiro.

Segundo especialistas, os golpistas costumam pedir valores entre R$ 1 mil e R$ 2 mil por contato, na esperança de que um ou outro caia na lorota e de fato faça o depósito do “empréstimo”.

WhatsApp (Imagem: Pexels) / whatsapp olx

Como se proteger

Ativar a autenticação em duas etapas impede o roubo de uma conta do WhatsApp. Além do PIN por SMS, o falsário terá que exigir tal senha para acessar a conta, o que já foge de qualquer procedimento de segurança e revela que trata-se de um golpe.

Ao mesmo tempo, não acredite em tudo que recebe pelo WhatsApp, visto que OLX, ZAP e Mercado Livre, entre outros não pedem confirmação de dados pelo mensageiro.

Por fim, desconfie de amigos de sua lista de contatos repentinamente pedindo dinheiro emprestado em valores altos, para supostas emergências inadiáveis. Peça por confirmação de dados do contato e em último caso, ligue para ele e tire a prova na hora.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados