Para transformar um vídeo pronto em boomerang pelo CapCut é necessário carregar a mídia da galeria no app de edição, duplicar o vídeo na linha do tempo e usar o efeito reverso no trecho repetido.

O app gratuito CapCut permite a conversão de vídeos já feitos para formatos boomerang. O Instagram também traz o recurso de boomerang, mas apenas em vídeos gravados pela rede social ou em mídias carregadas no iPhone.

A seguir, saiba como transformar seu vídeo em boomerang com o app móvel do CapCut (Android ou iPhone) para compartilhar no Instagram ou outras redes sociais.

1. Crie um novo projeto no CapCut e carregue um vídeo da galeria

Abra o aplicativo CapCut em seu dispositivo móvel (Android ou iPhone). Depois, toque em “Novo projeto” e carregue um vídeo pronto de sua galeria na tela seguinte.

2. Use a ferramenta de recortar e selecione apenas uma parte do vídeo

Toque na opção “Recortar” localizada na parte inferior, selecione apenas um trecho curto (entre 1s e 1,5s) do vídeo ao arrastar a barra amarela, e aperte no sinal de correto. Em seguida, toque na opção “Adicionar”.

3. Duplique o vídeo e use o efeito reverso do CapCut no trecho repetido

Toque em cima do vídeo na faixa de reprodução e vá em “Duplicar” no carrossel de edição. Depois, selecione o vídeo duplicado e toque no recurso “Reverso” para transformar vídeo em boomerang. É possível repetir o processo algumas vezes (alternando entre trecho normal e trecho reverso) para estender a duração do vídeo.

4. Exporte o vídeo boomerang do CapCut para compartilhá-lo

Escolha a opção “Exportar” (localizada no canto superior direito da tela) e defina se vai salvar a mídia em seu dispositivo ou se vai compartilhá-la nas redes sociais.

Posso deixar o boomerang em câmera lenta pelo CapCut?

Sim. Para alterar a velocidade do boomerang no CapCut é necessário selecionar cada trecho de vídeo na linha do tempo, tocar na opção “Velocidade”, entrar em “Normal”, e escolher qualquer taxa de velocidade inferior a 1x.

Tem como transformar foto em boomerang pelo CapCut?

Sim, mas será preciso tirar fotos sequenciais de um objeto em movimento. Depois, é só criar um novo projeto, carregar as imagens e duplicá-las em ordem reversa. Logo, um projeto com três fotos precisaria da seguinte ordenação na linha do tempo: 1,2,3,3,2,1.

Também é possível transformar foto em boomerang no Instagram pelo iPhone. Basta carregar uma imagem da galeria durante a criação de um novo story pelo dispositivo iOS, e tocar no ícone de infinito que aparecer no topo da tela.

Posso compartilhar o boomerang no Instagram?

Sim. É possível usar as opções de compartilhamento do CapCut para publicar o vídeo editado diretamente nos Stories do Instagram.

O usuário também pode salvar o vídeo do CapCut na galeria do dispositivo, abrir a tela de fazer um story no Instagram e carregar a mídia salva anteriormente.

Relacionados

Escrito por

Igor Shimabukuro

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Ana Marques

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna "Vida Digital" no site da revista Seleções (Reader's Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.