Como usar LaTeX para escrever artigos científicos

Foque no conteúdo; o editor LaTeX formata seu texto no leiaute que desejar e pare de travar briga com o Word e editores WYSIWYG

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 1 ano
"Como

Escrever um texto acadêmico já constitui pressão e estresse suficientes por uns bons meses. Saiba como usar o Latex para escrever artigos científicos de forma prática e efetiva, sem se preocupar com a formatação.

O que é LaTeX

LaTeX é um sistema ou programa de marcação para a editoração de documentos de alta qualidade tipográfica, específico para a elaboração de textos científicos. Trata-se de um conjunto de macros ou marcações para o processador de textos TeX.

Contudo, antes de pensar em desinstalar algum programa, um aviso: o LaTeX não é um processador de texto do tipo OpenOffice ou o Word do Office.

Formatação LaTeX

Ao contrário dos sistemas WYSIWYG, o conceito do LaTeX é visualizar a apresentação do resultado final do texto apenas após a preparação do mesmo, evitando assim distracções quanto à forma durante a preparação do conteúdo.

Depois de produzido o documento é possível obtê-lo em diversos formatos entre eles os formatos PDF, PS, HTML, ABNT, duas colunas e muito mais.

Vantagens em usar editor LaTeX

  • Algoritmo avançado do TeX, que permite criar documentos de aparência verdadeiramente profissional;
  • Ausência de bugs;
  • Encoraja as pessoas a concentrar suas atenções no conteúdo e na distribuição lógica das ideias, e não na aparência;
  • As versões dos arquivos na plataforma não sofrem de incompatibilidade. Ou seja, um arquivo salvo em TeX, no dia da sua criação em 1978 – sim, ele é um senhor já – pode ser acessado e aberto hoje sem qualquer problema;
  • Os documentos em TeX são leves e de fácil exportação;
  • É possível utilizar o LaTeX sem efetivamente aprender muitos comandos;
  • Edição de fórmulas matemáticas robusta e apresentação visualmente agradável;
  • Estruturas tipográficas complexas como bibliografia, tabela de conteúdo e citações estão abstraídas, podendo ser geradas facilmente e de forma consistente ao longo do documento;
  • É possível editar e imprimir mesmo em um computador remoto, através de uma sessão SSH ou telnet. O processador também não precisa trabalhar durante o tempo todo para criar a formatação do documento;
  • Ideal para documentos com grande número de páginas, devido à maior leveza dos documentos de edição (documento de texto) e à maior confiança proporcionada ao nível da formatação;
  • Templates mais consistentes e seguros;
  • Possibilidade de incorporação vídeos, áudio e animações.

Como usar editores LaTeX

Os documentos escritos para o LaTeX estão em texto simples, sem qualquer formatação. Nesse sentido, é possível escrever documentos para o LaTeX em qualquer editor de texto, mesmo nos mais simples graficamente, como o Vi ou o Bloco de Notas. No entanto recomenda-se a utilização de programas específicos, muitos deles software livre.

OverLeaf

OverLeaf é uma ótima ferramenta de edição de LaTeX online é o Overleaf. Entre os principais recursos do Overleaf estão a capacidade de colaborar com os membros de sua equipe em trabalhos técnicos ou acadêmicos em tempo real.

Plataforma: web.
Preços: Teste grátis, ou US $ 9/mês (apenas um colaborador), US $ 15/mês (10 colaboradores), $ 30/mês (colaboradores ilimitados)*.

TeXMaker

TeXmaker é uma das mais populares soluções multi-plataforma de código aberto para edição de LaTeX. Esta ferramenta está disponível para todas as plataformas principais e possui recursos que são um ótimo caso para qualquer editor de texto LaTeX.

Plataformas: Windows, Mac OS X e Linux.
Preço: gratuito.

TeXnicCenter

TeXnicCenter é outro grande editor LaTeX desenvolvido especificamente para o sistema operacional Windows. Por ser executado no Windows, o TeXnicCenter usa a distribuição de composição tipográfica MiKTeX da Microsoft, o que torna mais fácil para o Microsoft Word processar documentos LaTeX.

Plataforma: Windows.
Preço: gratuito.

LyX

LyX é um editor de código aberto que está entre os editores de LaTeX mais populares no momento, com suporte para muitos recursos modernos e exclusivos. Ele enfatiza a abordagem de escrita WYSIWYM, com uma interface simples baseada em GUI.

Plataformas: Windows, macOS e Linux.
Preço: gratuito.

TeXstudio

TeXstudio é outro editor de LaTeX de código aberto e multiplataforma, bastante popular entre a academia. Embora a interface possa parecer muito semelhante ao TeXmaker, recursos adicionais como contagem de palavras de documento, análise de contagem de frequência e muito mais o tornaram uma ferramenta de edição LaTeX completa e independente.

Plataformas: Windows, Mac OS X, Linux e FreeBSD.
Preço: gratuito.

Agora é escolher uma plataforma pra chamar de sua e deixar que ela otimize sua vida acadêmica. Boa pesquisa.

Com informações: UFSC, Mettzer, Beebom
*Preços consultados em 17/11/2020.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Latex na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados