Como acelerar um vídeo no Instagram Reels

Tutorial mostra como acelerar um vídeo com a ferramenta nativa de Reels do Instagram; cada clipe pode ser acelerado em até 10 vezes pelo editor

Emerson Alecrim Lucas Lima
Por e
Como acelerar um vídeo no Instagram Reels (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Como acelerar um vídeo no Instagram Reels (imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Acelerar um vídeo do Reels do Instagram é o ato de deixar a reprodução mais rápida para quem assiste ao vídeo. A plataforma tem uma ferramenta nativa na tela de edição de Reels para deixar o vídeo acelerado.

Os usuários podem acelerar um vídeo em até dez vezes pelo editor do Instagram. Também dá para acelerar apenas trechos específicos, preservando parte do conteúdo na velocidade normal.

A seguir, veja como acelerar um vídeo no Instagram Reels.

1. Vá em “Nova publicação” para criar um Reel

Abra o Instagram para Android ou iPhone e toque no botão com símbolo de “+” na barra inferior. Na área “Nova publicação”, escolha “Reel”, também na parte inferior do aplicativo.

Vá em "Nova publicação" para criar um Reel (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

2. Selecione ou grave um vídeo para publicar como Reel

Escolha um vídeo da sua galeria para publicar como Reel e toque em “Avançar”. Ou toque no botão “Câmera” para gravar um vídeo no ato para ser publicado como Reel.

Selecione ou grave um vídeo para publicar como Reel (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

3. Escolha uma velocidade na opção de acelerar Reels

Toque no ícone “1x Velocidade” na tela de edição de Reels para acelerar o vídeo no Instagram. Ali, é possível fazer o vídeo ficar até quatro vezes mais rápido na reprodução para o usuário. Toque em “Avançar”.

Escolha uma velocidade na opção de acelerar Reels (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se quiser deixar o mais vídeo passar ainda mais rápido, vá à tela que aparece na sequência, toque em “Editar vídeo” e em “Editar”. Escolha uma taxa de até 10x em “Velocidade”.

4. Acelere apenas trechos de Reels, se desejar

Para acelerar trechos do Reel, vá em “Editar vídeo” e em “Editar”. Na parte inferior do Instagram, arraste a linha vertical até os pontos onde começam e terminam os trechos e toque em “Dividir”.

Acelere apenas trechos de Reels, se desejar (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Selecione um trecho já dividido, toque em “Velocidade” e arraste a barra até a taxa desejada. Toque no botão de avançar ao terminar. É preciso realizar esse procedimento para cada trecho do Reel a ser acelerado.

Dividindo um Reels para acelerá-lo (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dá para acelerar um vídeo pronto da galeria pelo Instagram?

Sim. Basta selecionar um vídeo pronto da galeria do celular na área de publicação de Reels. Depois que o vídeo é selecionado, o Instagram permite que você escolha a velocidade de reprodução do conteúdo por meio do botão “1x Velocidade”.

Consigo acelerar um vídeo já publicado no Instagram?

O Instagram não permite acelerar um vídeo já postado, seja ele Reel ou story. A rede social permitia assistir a lives gravadas com reprodução mais rápida no navegador, mas removeu esse recurso. Porém, você pode instalar uma extensão no Google Chrome que acelera vídeos. É o caso da extensão Controls for Instagram Videos.

Consigo desacelerar um vídeo no Instagram Reels?

Sim. Desacelerar um vídeo está entre um dos recursos de edição do Instagram Reels. Toque no botão “+”, vá em “Reels”, selecione um vídeo na galeria do celular ou grave um tocando em “Câmera”. Toque em “Avançar”. Em “1x Velocidade”, escolha “.3x” ou “.5x” para deixar a reprodução do vídeo mais lenta. Toque em “Avançar” até chegar à tela de publicação.

Desacelerando um vídeo no Instagram Reels (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Dá para acelerar um vídeo do Instagram Stories?

Não. O Instagram não tem opção de aceleração nativa de stories. Publicar um story com reprodução mais rápida requer acelerar o vídeo em aplicativos de terceiros e, em seguida, selecioná-lo já acelerado na galeria do celular.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados