Como usar o Microsoft Wireless Display Adapter
Saiba usar o Microsoft Wireless Display Adapter, o acessório de nome comprido que permite espelhar a tela do Windows 10 na TV
O Microsoft Wireless Display Adapter é um acessório da Microsoft (thanks, Capitão Óbvio) que permite a transmissão de áudio, vídeo e imagem de um computador Windows ou celulares Android compatíveis para a TV, usando protocolo Miracast.
Veja como confugurar e usar.
Como usar o Microsoft Wireless Display Adapter
O Wireless Display Adapter (que nome comprido…) é um dongle desenvolvido pela Microsoft que funciona de forma similar ao Chromecast, mas usando o protocolo Miracast para transmissão de imagens, vídeo e áudio. Ele é bem útil principalmente para se conectar com TVs antigas, que não contam com o suporte ao padrão.
Embora o aparelho possa ser usado como seu concorrente do Google para a exibição de filmes e séries, a gigante de Redmond prefere posiciona-lo como um acessório de uso profissional e corporativo, principalmente para espelhar a tela de um computador Windows 10 e facilitar a exibição de planilhas e apresentações de slides.
De qualquer forma, configurar o Microsoft Wireless Display Adapter é bem simples:
- Conecte as duas pontas do acessório à entrada HDMI e a uma porta USB de sua TV, monitor ou projetor;
- Com o controle remoto do display, acesse a saída HDMI em que o acessório foi conectado;
- Na tela, surgirá a tela do Wireless Display Adapter, com a mensagem “Pronto para começar”;
- Em um computador Windows 10, clique no ícone da Central de Notificações e depois, em “Conectar”;
- Em um celular Android compatível, acesse a Central de Notificações e toque no ícone correspondente (dependendo do fabricante ele pode ter nomes diferentes, de “Conectar” a “Smart View”);
- Clique ou toque na opção de dispositivo referente ao Microsoft Wireless Display Adapter;
- Feito isso, a tela de seu computador ou celular será espelhada na tela de sua TV, monitor ou projetor.
E pronto.
Considerações
Embora o Miracast tenha sido desenvolvido como um “HDMI sem fios”, não é tão estável para transmitir áudio e vídeo. Lags (atrasos) podem ocorrer, o que pode torna-lo uma opção inferior ao Chromecast. O preço oficial de R$ 349 também não ajuda.
Por outro lado, o padrão Miracast é compatível com uma grande quantidade de dispositivos (TVs, PCs e celulares) e é nativamente suportado pelo Windows 10, espelhando completamente a tela do desktop e não apenas uma aba do Chrome.
Assim, ele é um acessório muito interessante para espelhar documentos e apresentações, o que faz dele uma interessante ferramenta de produtividade.
Dependendo do seu caso de uso, o Microsoft Wireless Display Adapter pode se tornar um acessório muito útil.