O que é a tal realidade mista da Microsoft?
Saiba o que é realidade mista, diferenças e semelhanças com realidade aumentada e os dispositivos são compatíveis
Você já deve ter ouvido falar de realidade mista (mix reality), e muita gente não sabe o que ela é ou para o que ela serve. Há quem a confunda com a realidade aumentada, ou ache que é apenas a realidade virtual com outro nome. Na verdade, todas as três têm ligações entre si, mas são os conceitos é que são completamente diferentes.
O que é realidade mista?
Realidade mista, também chamada de realidade híbrida ou realidade misturada, é o conceito que mescla elementos do mundo real (físicos) com os da realidade virtual (como games ou simulações), onde objetos, menus e ferramentas físicas e virtuais possam ser utilizados normalmente.
Embora parecido, o conceito de Realidade Mista não tem nada a ver com o de realidade aumentada. Neste, a ideia é adicionar elementos ao mundo real.
O jogo Pokémon GO é um bom exemplo: na realidade aumentada, os pokémons interagem com o jogador; enquanto na mista, eles interagiriam com o ambiente. Uma vez que fossem fixados num lugar, lá ficariam, permitindo até que você os veja à distância, de lado ou de costas, por ângulos que não acontecem no game.
A Realidade Mista é uma mistura de elementos da realidade virtual e da aumentada, aplicados ao mundo real para oferecer novos meios de interação.
O que é Windows Mixed Reality?
É uma plataforma que abrange tecnologias de realidade mista para usuários corporativos e finais. O primeiro produto a utiliza-la foi o HoloLens, um HMD (Head-mounted display) com diversos sensores avançados, para uso por empresas, indústrias e desenvolvedores de grande porte.
Para atender o público geral, a Microsoft firmou parcerias com fabricantes como Samsung, ASUS, Acer e outras, e disponibiliza a tecnologia Windows Mixed Reality para HMDs mais simples, voltados para a utilização no dia-a-dia, seja para integrar elementos do mundo virtual ao real, ou serem utilizados totalmente como óculos de VR.
Isso torna os aparelhos mais atraentes para gamers.
Tais dispositivos, como o Samsung HMD Odyssey+, funcionam de forma similar a boa parte dos óculos já disponíveis no mercado, como o Oculus Rift ou o HTC Vive, mas podem também oferecer soluções de Realidade Mista, permitindo que o usuário possa inserir e utilizar objetos e ferramentas virtuais no mundo real provocando reações.
No fim, esses acessórios são um intermediário entre HMDs comuns e o HoloLens, o segundo muito mais avançado e refinado, usado até mesmo em cirurgias.