Início / TB Responde / Aplicativos e Software /

O que é AR Eletrônico dos Correios?

O AR Eletrônico oferecido pelos Correios é uma forma de confirmar a entrega das suas encomendas de forma totalmente digital

Victor Hugo Felix

Por

TB Responde
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Para garantir o isolamento social dos clientes e dos funcionários em tempos de pandemia da COVID-19, os Correios lançaram, em abril de 2020, o AR Eletrônico. Continue comigo para saber o que é e como funciona esse serviço.

AR Eletrônico é um serviço oferecido pelos Correios para comprovar a entrega de um objeto ao destinatário. Nele, é possível ver quem recebeu e quando.
O que é AR Eletrônico? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

AR Eletrônico é um serviço digital oferecido pelos Correios para comprovar a entrega de um objeto ao destinatário. Nele, é possível ver quem recebeu e quando.

O Aviso de Recebimento (AR) existia antes mesmo da pandemia — só que de forma física. Assim, quem contratasse esse serviço adicional receberia um documento assinado pelo destinatário comprovando o recebimento do objeto ou correspondência.

Com a versão eletrônica, os carteiros usam um aplicativo para fotografar a etiqueta de postagem aplicada nos objetos entregues.

A imagem, então, é disponibilizada para o remetente na página de rastreamento, no site dos Correios e no Web Service para grandes volumes. É possível ainda fazer a consulta pelos aplicativos disponíveis para Android e para iOS.

O procedimento, portanto, é mais seguro para os carteiros já que reduz o contato com pessoas que podem expô-los coronavírus; mais preciso, uma vez que a prova para os clientes que o material foi entregue ao destinatário é feita por uma fotografia; e claro, mais sustentável. Ou seja, mesmo com a vacinação, o serviço continua sendo uma boa opção para quem precisa desse aviso de recebimento.

Como solicitar AR Eletrônico?

O Aviso de Recebimento Eletrônico deve ser solicitado no momento em que se contrata o serviço de entrega do material. Preencha devidamente as informações sobre o destinatário e o remetente, mantendo sempre a atenção nas plataformas digitais para averiguar a efetivação da entrega.

O serviço está disponível para pessoas físicas e jurídicas.

Com informações: Correios (1 e 2)