O que é chargeback?

Saiba o que é chargeback e entenda como esse termo pode te ajudar ao detectar uma compra não autorizada em sua fatura de cartão

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 4 meses
Chargeback é um termo usado para designar o cancelamento de uma compra feita em uma plataforma de vendas online. Ele pode ser acionado pelo titular do cartão ao detectar uma transação não autorizada.
O que é chargeback? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Fazer compras pela internet é algo bem comum nos dias de hoje. As operadoras de cartão oferecem diversas medidas de proteção para garantir que os dados financeiros dos clientes estão seguros. No entanto, ainda existe a possibilidade de acontecer fraudes. Em casos como esse, os consumidores podem acionar o chargeback para ter seu dinheiro de volta. Abaixo, vou te explicar um pouco mais sobre esse termo.

Chargeback é um termo usado para designar o cancelamento de uma compra feita em uma loja online ou marketplace, seja com cartão de crédito ou débito. Ele pode ser acionado pelo titular do cartão ao analisa a fatura e percebe que existe uma transação não autorizada, sendo um forte indício de roubo ou fraude.

Na maioria das vezes, existe uma espécie de ordem cronológica: o banco, em conjunto com a operadora do cartão, entra em contato com a empresa que processou o pagamento para que ela entre em contato com a loja, alertando-a sobre o ocorrido e solicitando a devolução do valor.

Também existe a possibilidade de o próprio banco solicitar um chargeback em nome do titular ao detectar uma transação fraudulenta. No entanto, isso acontece com menos frequência.

Motivos de solicitação do chargeback

Em boa parte dos casos, o chargeback é acionado ao detectar uma fraude. Ou seja, quando o titular do cartão verifica a fatura e percebe que existe uma compra desconhecida.

Mas há outras duas situações: desacordo comercial, que acontece quando os termos de uma compra não são respeitados e o cliente solicita a devolução do valor, e duplicidade, que, como o próprio nome sugere, ocorre quando uma transação é cobrada duas vezes.

Diferença entre estorno e chargeback

Pode parecer que não, mas estorno e chargeback são termos diferentes. Chargeback se trata de uma contestação feita pelo consumidor (ou banco) para solicitar a devolução de um valor, enquanto que o estorno acontece quando a própria loja devolve o dinheiro ao cliente, seja por conta da devolução de um produto ou desistência da compra, por exemplo.

Pronto, agora você já sabe o que é chargeback.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Chargeback na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados