O que é HDCP?

Uma forma evoluída da proteção contra cópia. O que é HDCP, a aliada dos proprietários de conteúdos e vilã de alguns usuários

Tatiana Vieira
Por

A lista de siglas relacionadas a padrões de imagens não para de crescer. Com isso, a HDCP é frequentemente confundida com HDMI, embora estejam relacionadas. Descubra o que é a HDCP e o que ela tem a ver com direito de imagens e sons transmitidos via interface DVI e HDMI.

A popularização de plataformas de filmes pagos, como a Netflix, entre tanta outras, trouxe a necessidade de aprimoramento de algumas medidas técnicas, a fim de preservar o direito de imagem de conteúdos audiovisuais de alta definição.

O que é HDCP?

A HDCP existe como uma forma DRM “Digital Rights Management” (Gestão de Direitos Digitais), ou um termo abrangente para a proteção contra cópias, aplicada aos recursos digitais.

Originalmente desenvolvida por engenheiros da Intel, gradualmente, tornou-se comum em todo o setor da tecnologia e do entretenimento, abrangendo tanto artigos físicos, como os discos Blu-ray, quanto transmissão completamente digital, nomeadamente como serviços de streaming. 

O recurso HDCP é um sistema de proteção anticópia com objetivo proteger os direitos autorais do conteúdo digital enquanto é transmitido da origem para a exibição — geralmente através de conexões DVI “Digital Video Interface (Interface de Vídeo Digital) e HDMI “High-Definition Multimedia Interface” (Interface Multimídia de Alta Definição).

Versões da HDCP

Desde o início de 2020, as duas principais versões de HDCP são a HDCP 1.4 e a HDCP 2.2 — o que justifica a confusão entre o protocolo e a HDMI. HDCP 1.4 coincide mais ou menos com HDMI 1.3/1.4, e HDCP 2.2 se sobrepôs à chegada da HDMI 2.0. Além disso, os projetores, televisores e monitores 4K quase sempre têm “HDCP 2.2” impresso ao lado das portas HDMI.

A HDCP 1.4 foi projetada para conteúdos Full HD enquanto a HDCP 2.2 se refere a recursos 4K Ultra HD. Com a HDMI 2.1 a entrar no serviço convencional em 2020, a HDCP 2.2 continua a ser essencial para o entretenimento em 4K. Olhando para a frente, as iterações futuras da HDCP certamente irão aparecer à medida que forem chegando os conteúdos 8K.

Com informações: Benq.

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre maio de 2020 e março de 2021 escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Relacionados

Relacionados