O que é rollback netcode?

Um ponto cada vez mais importante nos jogos de luta é o uso de uma conexão de rede satisfatória; saiba o que é rollback netcode

Ricardo Syozi
Por

Mesmo não sendo algo exatamente novo, o rollback netcode é um recurso extremamente importante para jogos com disputas online. Mais popular entre os fãs dos games de luta, essa opção auxilia em partidas mais dinâmicas e oferece uma quantidade muito menor de lag. Por outro lado, não são todos os títulos que fazem uso dessa opção. Saiba o que é rollback netcode.

O que é Rollback Netcode?
É uma forma de lidar com a conexão online de partidas em games, especialmente no gênero luta um contra um. O rollback netcode facilita os confrontos, impedindo o lag e aumentando consideravelmente o dinamismo de cada partida.
Definição de Rollback Netcode (Imagem: Tecnoblog)

Realizar partidas online de qualquer tipo de jogo traz um elemento primordial que todo jogador deseja nunca encontrar: o lag. É ele que atrasa os movimentos, atrapalha estratégias, deixa tudo muito lento e afeta o humor dos participantes. Jogar com uma rede medíocre pode fazer com que o usuário desista de investir horas e dinheiro em um título que traz a jogatina online como um de seus principais fatores.

Sendo assim, antes de entender melhor o significado e uso da expressão rollback netcode, vale conhecer sua alternativa: o delay-based netcode.

Os atrasos com o delay-based netcode

Em um jogo de luta, quando o jogador aperta o botão, é de se esperar que a resposta para a televisão ou monitor seja a menor possível. Desse jeito, a dinâmica da partida fica leve, exigindo apenas habilidades, conhecimentos e reação daqueles que se enfrentam em um combate offline.

Porém, quando o assunto é jogatina online, além do fator mencionado acima, há a conexão de internet como um novo intermediador para a luta. Com isso em mente, é de se esperar que ocorra um atraso em apertar o botão e a resposta na tela de jogo.

Deixando mais claro: ao contrário do rollback netcode, com o delay-based netcode, quando um jogador aperta o botão para realizar um golpe no game, o movimento só vai ocorrer para o oponente depois de um tempo. A conexão faz com que o jogo atrase de forma artificial o golpe para que ele consiga chegar até o adversário. Podemos chamar isso de input lag.

Por causa disso, todo o confronto fica 100% dependente da conexão de internet de ambos usuários. A latência do sinal pode fazer, por exemplo, que o próprio jogo dê aquela travada desagradável para receber o movimento do jogador. Ou seja, as chances de as partidas ocorrerem de forma lenta são enormes.

As melhorias do rollback netcode

Com o uso dessa opção, a forma como ela lida com a latência é totalmente diferente. Seu comportamento não é o de esperar o jogador apertar o botão, confirmar o que foi apertado, pegar esse dado, enviá-lo para o game do oponente e então permitir que a animação no jogo ocorra.

Ao invés disso, sua intenção é a de processar os comandos de maneira instantânea na tela de quem os realizou.

Assim, o rollback netcode pega a latência que poderia causar o input lag e improvisa. Sim, esse sistema basicamente cria uma previsão do que está ocorrendo na tela e envia para o jogador do outro lado da rede. Quase como uma simulação.

É claro que a luta em si não se torna um monte de movimentos criados pela conexão. O que acontece é que quando o “apertar de botão” finalmente chega no jogo do outro lado da rede, a conexão via rollback descobre o estado atual do jogo e volta para onde essa entrada foi registrada pela primeira vez. Tudo isso ocorre em milissegundos, afetando em quase nada a partida e sua jogabilidade.

Infelizmente, esse recurso não é perfeito. Seu principal efeito colateral é que em certos momentos é capaz de um personagem simplesmente se teleportar para outra parte da tela, pois é sinal de que o rollback netcode corrigiu algo anterior. Mesmo assim, isso é muito melhor do que as travadas e lentidões que surgem com o delay-based netcode.

Jogos que têm essa funcionalidade

Infelizmente, nem todos os títulos trazem o uso do rollback netcode como padrão para suas partidas em rede. Mesmo assim, separei alguns bons nomes que podem se tornar ótimas opções de escolha para a sua jogatina futura:

  • Guilty Gear Strive;
  • Brawhalla;
  • Breakers Collection;
  • For Honor;
  • Injustice 2;
  • Mortal Kombat 11;
  • Killer Instinct;
  • Marvel vs. Capcom: Infinite;
  • Melty Blood: Type Lumina;
  • Nickelodeon All-Star Brawl;
  • Power Rangers: Battle for the Grid;
  • The King of Fighters XV;
  • Windjammers 2.
Rollback Netcode
Killer Instinct (Imgem: YouTube / Throneful)

No fim das contas, o rollback netcode é muito melhor do que o delay-based netcode. Isso porque seus defeitos são muito menores do que suas qualidades. Eu prefiro ver um teleporte aqui e ali do oponente do que jogar partidas lentas e travadas, por exemplo.

O dinamismo que esse recurso oferece é tão inegavelmente melhor que deveria ser padrão em qualquer tipo de jogo de luta ou similares.

O que você acha do rollback netcode? Deixe a sua opinião em nossa comunidade!

Ah! E não se esqueça de jogar seus jogos de luta online usando um cabo de rede, por favor.

Com informações: Core-A Gaming.

Ricardo Syozi

Repórter

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral. Entrou para o Tecnoblog em 2021.

Relacionados

Relacionados