O que é um pixel morto?

Um defeito comum em telas, um pixel morto é um pixel defeituoso que não tem conserto e se torna incapaz de reproduzir luz

Ronaldo Gogoni
Por

Muitas pessoas têm medo do termo “pixel morto“. Também conhecido como dead pixel, ele é um defeito muito comum em monitores, TVs e celulares com telas LCD, associado a um problema que não tem solução. Morto significa irrecuperável. Continue a leitura para entender melhor o que é um pixel morto, se há conserto e o que fazer nesse caso.

Também conhecido como dead pixel, um pixel morto nada mais é do que um pixel defeituoso, incapaz de reproduzir luz e que permanece totalmente apagado, se destacando dos demais.
O que é pixel morto? (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

Um pixel morto nada mais é do que um pixel defeituoso, incapaz de reproduzir luz e que permanece totalmente apagado, se destacando dos demais. Mais comum em monitores e telas LCD, o pixel morto pode se apresentar como um pontinho preto, se o painel for IPS (In Plane Switching), ou branco, se ele utilizar a tecnologia mais antiga TN (Twisted Nematic).

Diferente do que acontece com um disco rígido, onde uma trilha defeituosa pode afetar toda a unidade de armazenamento, os pixels de uma tela de monitor ou de celular são independentes, e caso um dê defeito, apenas ele não acenderá.

No entanto, é preciso diferenciar um pixel morto de um pixel quente (hot pixel) e de um pixel preso (stuck pixel) que ainda funcionam e podem ser corrigidos.

Qual a diferença entre pixel morto, quente e preso?

Um pixel quente ocorre quando há algum problema na camada de cores do display e é mais perceptível nos monitores LCD IPS. Ele fica permanentemente aceso na cor de fundo, no caso, ele se torna um pontinho branco sólido.

Já um pixel preso fica permanente aceso em uma das três cores básicas. Ou seja, ele se apresenta como um pontinho sólido vermelho, verde ou azul.

Um pixel morto pode ser consertado?

Infelizmente, não.

Uma vez que um pixel é identificado como morto, incapaz de reproduzir luz, não é possível consertá-lo.

imagem representando pixels
Pixels mortos não possuem conserto. (Imagem: Michael Maasen / Unsplash)

Por ser um problema relativo à fabricação das telas, em outros países muitos fabricantes utilizam uma norma ISO para estipularem um número mínimo de pixels mortos para aplicar a garantia. Assim, se um monitor, TV ou celular não atingir um número mínimo de pixels mortos, a troca do produto ou substituição das peças não poderá ser feita.

No Brasil, entretanto, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) se sobrepõe a qualquer norma ISO internacional, e define que os fabricantes são obrigados a trocar o produto na garantia por qualquer defeito apresentado, mesmo que este seja apenas um pixel morto.

O que fazer quando um pixel morto aparece na tela?

Se o produto está na garantia, contate a assistência técnica do fabricante. De acordo com CDC, ele é obrigado a fornecer um novo produto livre de defeitos. Caso o procedimento seja recusado, é possível entrar com uma ação em um Juizado Especial Cível (JEC).

Se o produto estiver fora da garantia, no entanto, há pouco o que fazer. Você pode levá-lo na assistência para trocar o display inteiro, um procedimento caro e que, muitas vezes, não compensa o valor pago, quando comparado a comprar um dispositivo novo.

O grande problema é que os pixels mortos tendem a aparecer conforme o dispositivo envelhece, tanto pelo uso quanto por um defeito pré-existente. Ainda assim, não há o que fazer se o defeito aparecer depois do fim da garantia, a não ser abrir a carteira.

Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados

Relacionados