O que é um pixel morto?
Um defeito comum em telas, um pixel morto é um pixel defeituoso que não tem conserto e se torna incapaz de reproduzir luz
Um defeito comum em telas, um pixel morto é um pixel defeituoso que não tem conserto e se torna incapaz de reproduzir luz
Um pixel morto (dead pixel) nada mais é do que um pixel defeituoso, incapaz de reproduzir luz e que permanece totalmente apagado, se destacando dos demais. Esse problema é irreversível, e mais comum em monitores, TVs e celulares com telas LCD, mas também ocorre em displays OLED.
Em um monitor LCD ou OLED, o pixel morto pode se apresentar como um ponto preto na tela.
Diferente do que acontece com um disco rígido, onde uma trilha defeituosa pode afetar toda a unidade de armazenamento, os pixels de uma tela de monitor ou de celular são independentes; caso um apresente defeito, apenas ele não acenderá.
Um pixel morto é diferente de um pixel quente (hot pixel) e de um pixel preso (stuck pixel), que ainda funcionam e podem ser corrigidos.
Não. Um pixel morto é incapaz de reproduzir luz, não é possível consertá-lo. É importante saber identificar um pixel morto para não confudi-lo com um hot pixel ou stuck pixel, que têm conserto.
Geralmente, um dead pixel é um defeito de fabricação e pode ser causado por uma pequena falha na montagem do display que afeta os transistores, impedindo a chegada de energia a um determinado ponto da tela. No entanto, o pixel morto também pode ser consequência do desgaste dos componentes da tela ou de impactos no display.
No Brasil, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) se sobrepõe a qualquer norma ISO internacional, e define que os fabricantes são obrigados a trocar o produto na garantia por qualquer defeito apresentado, mesmo que este seja apenas um pixel morto.
Se o produto está na garantia, contate a assistência técnica do fabricante. De acordo com CDC, ele é obrigado a fornecer um novo produto livre de defeitos. Caso o procedimento seja recusado, é possível entrar com uma ação em um Juizado Especial Cível (JEC).
Se o produto estiver fora da garantia, no entanto, há pouco o que fazer. Você pode levá-lo na assistência para trocar o display inteiro, um procedimento caro e que, muitas vezes, não compensa o valor pago, quando comparado a comprar um dispositivo novo.
O grande problema é que os pixels mortos tendem a aparecer conforme o dispositivo envelhece, tanto pelo uso quanto por um defeito pré-existente. Ainda assim, não há o que fazer se o defeito aparecer depois do fim da garantia, a não ser abrir a carteira.