O que muda entre os modelos de memória UFS?

Saiba o que muda entre as memórias UFS 2.1, 2.2, 3.0, 3.1 e 4.0; padrão presente em muitos smartphones de diversas fabricantes

Wagner Pedro André Leonardo
Por e
• Atualizado há 2 meses
Chips UFS da Samsung
Memórias UFS da Samsung (Imagem: Divulgação/Samsung)

Processador, memória RAM e quantidade de armazenamento interno são alguns componentes de hardware que analisamos na compra de um novo smartphone. Apesar de serem fundamentais, existem outros componentes que precisam de atenção, como o padrão UFS, presente na memória flash de diversos aparelhos. Há cinco versões disponíveis no mercado, mas o que muda entre elas? Abaixo, vou te explicar as diferenças entre UFS 2.1, 2.2, 3.0, 3.1 e 4.0.

Qual a importância do padrão UFS?

O padrão UFS (Universal Flash Storage) fornece velocidades de leitura e escrita de dados semelhantes a um SSD de computador. Com essa tecnologia, é possível copiar arquivos ou instalar aplicativos, por exemplo, em menos tempo quando comparado ao padrão eMMC. Isso acontece porque, além de ler e gravar dados simultaneamente, o UFS tem dois canais para realizar essas funções.

Em outras palavras, o padrão UFS é importante porque ele aumenta a performance do celular, fazendo com que o aparelho consiga abrir e instalar aplicativos mais rapidamente, salvar fotos e vídeos com maior velocidade e até entregar um desempenho melhor no multitarefas ou em qualquer área que envolva leitura e escrita de dados — aleatória ou sequencial.

UFS 2.1

Moto G60 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Moto G60 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

Apesar de ser antigo, o UFS 2.1 ainda é usado por muitas fabricantes, sendo basicamente a versão intermediária da tecnologia. Com velocidade de leitura de 860 MB/s e velocidade de gravação de 255 MB/s, esse padrão é rápido o suficiente para eliminar quase todo tipo de gargalo.

  • Data de lançamento: abril de 2016;
  • Aparelhos lançados com o padrão: Moto G60, Galaxy M31, Galaxy Note 10 Lite e Redmi Note 9 Pro.

UFS 2.2

Xiaomi 11 Lite 5G NE (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Xiaomi 11 Lite 5G NE (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O UFS 2.2 pode ser considerado uma versão aprimorada do UFS 2.1. Esse novo padrão manteve a velocidade de leitura e gravação do antecessor, tendo como diferencial a tecnologia Write Booster, que utiliza uma memória não volátil para acelerar a escrita em armazenamento e diminuir o tempo de abertura de aplicativos e cópias de arquivos.

  • Data de lançamento: agosto de 2020;
  • Aparelhos lançados com o padrão: Redmi Note 11, Poco M4 Pro 5G, Xiaomi 11 Lite 5G NE e Infinix Note 10 Pro.

UFS 3.0

Galaxy Note 20 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)
Galaxy Note 20 Ultra (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

O UFS 3.0 trouxe algumas melhorias, começando pela velocidade de leitura e gravação, que saltou para 2.100 MB/s e 410 MB/s, respectivamente. Além disso, essa memória também funciona com 2,5 V para diminuir o consumo de energia e, assim como o UFS 2.2, oferece a tecnologia Write Booster.

  • Data de lançamento: janeiro de 2018;
  • Aparelhos lançados com o padrão: Galaxy Note 20 Ultra, OnePlus 8 Pro, Huawei P40 Pro e Xiaomi Mi 10 5G.

UFS 3.1

Samsung Galaxy S22+ tem memória USF 3.1 (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)
Galaxy S22+ (Imagem: Darlan Helder/Tecnoblog)

O UFS 3.1 tem velocidade de leitura de 2.100 MB/s e velocidade de gravação de 1.200 MB/s, essa versão chegou ao mercado com suporte a tecnologia Performance Throttling Notification, que informa ao sistema que a unidade UFS está sendo afetada por aquecimento excessivo, e a DeepSleep, que pode prolongar a vida útil da bateria entrando em um modo de baixo consumo de energia.

  • Data de lançamento: fevereiro de 2020;
  • Aparelhos lançados com o padrão: Galaxy S22, Galaxy S22+, Galaxy S22 Ultra, Xiaomi 12 Pro, OnePlus 9 Pro e Moto G200 5G.

UFS 4.0

UFS 4.0 oferece o dobro de velocidade de leitura de 2.100 MB/s para 4.200 MB/s e mais que dobra a velocidade de gravação de 1.200 MB/s para 2.800 MB/s. Esse aumento permite que aparelhos executem aplicativos e salvem arquivos de maneira mais rápida. Outro ponto relatado pela Samsung é a melhoria no aproveitamento de energia, que em memórias padrão UFS 4.0 chega a ser 46% maior do que em modelos UFS 3.1.

  • Data de lançamento: maio de 2022;
  • Aparelhos lançados com o padrão: Vivo X90 — aparelho exclusivo do mercado chinês. Os celulares topo de linha da linha Galaxy da Samsung devem receber o padrão durante o ano de 2023.

Pronto, agora você já sabe o que muda entre as memórias UFS 2.1, 2.2, 3.0, 3.1 e 4.0.

Com informações: Samsung, XDA Developers

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre UFS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Relacionados